Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Sexta, 13 Setembro de 2024 | 00h08

Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Reconhecimento

O Presidente da República Centro-Africana (RCA), Faustin -Archange Touadéra, reconheceu, quarta-feira, em Bangui, o papel desempenhado pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na implementação do Acordo Político para a Paz e Reconciliação neste país.

O facto aconteceu durante uma audiência que Faustin Touadéra concedeu  ao grupo dos chefes de delegações dos Estados-Membros do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana, do qual fez parte o representante permanente de Angola junto da organização continental, Miguel Bembe.

Símbolos nacionais

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, destacou esta quinta-feira, em Luanda, a importância do uso correcto dos símbolos nacionais e da logomarca do governo angolano.

O responsável falava no seminário sobre a “utilização correcta dos símbolos nacionais e da logomarca do governo de Angola”, realizado hoje, no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), onde destacou a importância da insígnia da República de Angola, da Bandeira e da logomarca do governo.

Inovação Tecnológica

O ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, sublinhou esta quinta-feira, em Luanda, que a Feira de Inovação Tecnológica do ITEL (FITITEL) tem o potencial de transformar o futuro económico do país, contribuindo para a transformação digital deste sector.

Ao falar na abertura da 15ª edição da feira, o governante referiu que as novas tecnologias têm impulsionado a economia digital e permitido maior inclusão financeira, bem como criam oportunidades de negócio, especialmente para os jovens empreendedores.

Justiça juvenil

O Procurador-geral da República, Hélder Pitta Gróz, defendeu esta quinta-feira, em Luanda, uma relação mais efectiva entre os ministérios da Educação e da Justiça para garantir um atendimento  multidisciplinar às crianças encaminhadas ao Centro de Justiça juvenil do Zango (Julgado de Menores).

O magistrado falava à imprensa no final de uma visita que efectuou ao Julgado de Menores e ao Centro de Justiça Juvenil, localizados, respectivamente, no distrito urbano do Zango e comuna de Calumbo, tendo realçado que o atendimento efectivo dos dois ministérios vai possibilitar às crianças, aí internadas, obterem o seu Registo Civil, Bilhete de Identidade, assim como frequentar o ensino escolar.     

Angola-Coreia do Sul

As relações entre Angola e a Coreia do Sul, apesar das inúmeras iniciativas comerciais no ramo da construção naval e comercialização de viaturas, necessitam de ser impulsionadas e diversificadas para outros domínios empresariais e económicos. 

A informação foi prestada à ANGOP pelo embaixador de Angola no país asiático, oficialmente República da Coreia, Edgar Gaspar Martins, durante uma entrevista exclusiva,  a partir de Seul.

Herói Nacional

O Presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Fernando Gonzalez llort, considerou, quarta-feira, em Havana, a figura de António Agostinho Neto como um homem de pensamento crítico e de carácter firme.

O dirigente cubano falava durante o acto de abertura às homenagens ao primeiro Presidente de Angola, no quadro dia do Herói Nacional (17 de Setembro) marcado pela deposição de uma coroa de flores junto ao seu busto de Neto na Praça dos Heróis Africanos na capital cubana.

Diplomacia

A embaixadora de Angola na Namíbia, Jovelina Imperial,  advogou hoje, quinta-feira,  em Windhoek, o aprofundamento da cooperação bilateral das missões diplomáticas.

Falando numa reunião com o corpo diplomático acreditado na Namíbia, na qualidade de decana, destacou a necessidade de um diálogo contínuo para abordar desafios comuns entre os países acreditados neste país, promovendo, deste modo, o desenvolvimento mútuo.

Despesas

As compras públicas efectuadas pelas Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), no período de 2019 até ao primeiro trimestre de 2024, atingiram os 226,5 mil milhões de kwanzas, anunciou, esta quinta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para Indústria, Carlos Rodrigues.

Ao intervir no Workshop de sensibilização das entidades contratantes sobre priorização nas compras públicas para as MPME, referiu que desse valor 97,75% foram realizados pelos órgãos da Administração Pública Central (221,4 mil milhões) e 2,25% (5 mil milhões) pela Administração Pública Local.

Recuperação monetária

O Banco de Poupança e Crédito recuperou, nos primeiros sete meses deste ano, cerca de 6,5 mil milhões de kwanzas de empréstimos concedidos a empresas e pessoas singulares, um valor que superou o crédito reembolsado em todo ano de 2023, período em que se registou a recuperação de Kz 6,1 mil milhões.

O facto foi anunciado esta quarta-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração do banco estatal angolano, Cláudio Pinheiro, tendo lembrado que esse reembolso faz parte de um universo de cerca de 400 mil milhões de kwanzas da carteira de crédito malparado sob responsabilidade do BPC.

Provedoria

A Provedora de Justiça, Florbela Araújo, participa, desde quarta-feira, na Itália, na II Edição da Conferência Internacional dos Provedores de Justiça, que decorre sob o lema “O Papel do Provedor de Justiça como Guardião dos Direitos”.

De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira, no primeiro dia de actividades, Florbela Araújo participou do encontro entre Provedores de Justiça e estudantes universitários de Itália, onde se abordou o tema sobre os “Direitos dos cidadãos, Cidadania Activa e o Papel da Juventude”.

Efeméride

Angola possui aproximadamente 90 mil pessoas surdas, entre homens, mulheres e crianças, revelou hoje, na cidade do Cuto, província do Bié, o técnico do Instituto Nacional de Educação Especial, Lucas Luciano.

O técnico falava durante o acto de abertura das quartas jornadas nacionais em alusão ao dia da pessoa surda, a assinalar-se a 30 do mês em curso, sob o lema “Educação Inclusiva, Desafios e Oportunidade na Diversidade”.

Crianças carbonizadas

Quatro crianças, com idades compreendidas  entre três a sete anos, morreram carbonizadas na noite de quarta-feira, no bairro da Caxila I, arredores da cidade de Ondjiva, província do Cunene.

A informação foi prestada esta quinta-feira, na cidade de Ondjiva, pelo chefe de extinção de incêndio no Cunene, subinspector Bombeiro Augusto Luís, que apontou a negligência como causa do incêndio, pelo facto dos encarregados terem armazenado bidões de gasolina de cinco litros, no interior da residência. ADR





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+