Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Quinta, 12 Setembro de 2024 | 00h09

Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Felicitação

 

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, esta quarta-feira, o seu homólogo da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, pela sua recente reeleição ao cargo.

Numa mensagem, à qual a ANGOP teve acesso, o Chefe de Estado disse estar certo de que este resultado eleitoral traduz a confiança que o povo argelino deposita na liderança de Abdelmadjid Tebboune, para enfrentar os desafios da consolidação das conquistas económicas alcançadas, na perspectiva do desenvolvimento daquela nação.

Metro de Superfície

O Presidente da República autorizou, por via de um Despacho, a contratação simplificada, pelo critério material, para a celebração de quatro contratos conducentes à materialização da fase inicial do projecto que dá lugar ao Metro de Superfície de Luanda.

De acordo com o Despacho Presidencial n.º 210/24, de 06 de Setembro, o Titular do Poder Executivo autoriza a contratação simplificada e celebração dos contratos de assistência técnica para a concepção do projecto-base de todas as especialidades da 1.ª fase do Sistema do Metro de Superfície de Luanda, no troço Zona Económica Especial/Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto/Zona Verde/Sequele, no valor global de 45 600 000 euros (quarenta e cinco milhões e seiscentos mil euros).

Armamento

O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, apelou, esta quarta-feira, a um controlo mais eficiente do armamento nas unidades militares e policiais para evitar que caiam nas mãos de criminosos.

O ministro falava na cerimónia de empossamento e promoção ao grau de oficiais generais de quadros militares, recentemente nomeados pelo Chefe de Estado angolano e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), João Lourenço.

Nações Unidas

Angola prepara uma participação activa na semana de Alto Nível da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, declarou terça-feira o representante permanente da Missão de Angola junto dessa organização intergovernamental, Francisco da Cruz.

O diplomata falava momentos após a cerimónia de abertura da 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, a decorrer sob o tema “Não deixar ninguém para trás: Trabalhemos de forma Inclusiva para Promover a Paz, o Desenvolvimento Sustentável e a Dignidade Humana para as Gerações presentes e Futuras”.

Contas

O lucro líquido das 70 empresas do sector público que prestaram contas, de 2023, ao IGAPE é de 908 mil milhões de kwanzas, configurando um aumento de 45% sobre o capital próprio dessas instituições.

Integram o sector público 94 empresas, das quais 82 elegíveis à prestação de contas, mas o relatório agregado apresentado, esta quarta-feira, contém dados de 70 instituições.

Empresas Públicas

O Estado angolano encaixou 6.5 mil milhões de kwanzas em dividendos do Sector Empresarial Público (SEP), referente ao exercício económico de 2023, o que representa um aumento de 197,8% face ao ano de 2022, informou, esta quarta-feira, a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa

Em 2022 o valor arrecadado foi de 2.2 mil milhões de kwanzas.

Cooperação energética

Angola e a Suécia assinaram, terça-feira, em Estocolmo, um memorando de entendimento sobre cooperação no sector da energia, na sequência de uma reunião sobre consultas políticas, no quadro do fortalecimento da parceria entre os dois países.

O acordo, segundo uma nota de imprensa distribuída esta quarta-feira à ANGOP, foi assinado pelo secretário de Estado da Energia, Arlindo Manuel Carlos, e Hakan Jevrell, secretário de Estado para o Comércio do Reino da Suécia.

Atendimento ao Cidadão

A rede do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) passará de 16 para 24 subunidades, até ao ano 2027, com a finalidade de prestar serviços com conforto e eficiência para a população, anunciou a secretária de Estado para Administração Pública, Amélia Varela.

A responsável falou durante um encontro com os jornalistas, realizado esta quarta-feira, em Luanda, que contou com a participação da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, e do secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro José Filipe.

Emprego

A província de Luanda criou 60.829 empregos, no primeiro semestre de 2024, representando 54 por cento de um total de 113.230 empregos gerados em Angola.

Segundo o memorando de Evolução Emprego Formal em Angola, divulgado pelo Ministério da Administração Pública, noticiado pelo Jornal de Angola, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), seguem-se as províncias de Benguela (2.087), Huíla (5.901) e Cuanza-Sul (5.143).

Navio hospital

O referido navio ficou esse tempo no porto de Luanda, a realizar consultas médicas aos cidadãos angolanos e chineses.

O navio-hospital chinês “Arca da Paz” atendeu seis mil 597 pacientes com diferentes patologias, nos últimos sete dias, em Luanda.

Investigação

Um memorando de entendimento, versado na investigação e formação de docentes, estudantes e profissionais de saúde, foi rubricado hoje, quarta-feira, entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Universidade Rainha Njinga A Mbande (URMN).

O protocolo visa fortalecer o sistema de saúde pública e melhorar a qualidade da informação de vigilância, de modo a propiciar uma assistência cada vez mais adequada à população.

Africano sub-18

A base angolana Luísa Amaral, foi indicada entre as dez atletas mais destacadas da fase de grupos do Campeonato Africano de basquetebol sub-18 em femininos, que decorre em Pretória (África do Sul).

A atleta do 1º de Agosto foi a melhor da selecção nacional em pontuação marcados e assistências, com uma média de 17,3 e 4, respectivamente, nos três jogos disputados.

Incêndio

Um menor de três anos de idade morreu carbonizado, no sector de Cangundo, município de Chicomba, província da Huíla, quando se encontrava a brincar com seu irmão gémeo, que saiu ileso do incidente.

Segundo a porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros, sub-inspector, Teresa Abel, o desastre deu-se na segunda-feira, na aldeia de Vindanba, quando a vítima e o irmão encontravam-se sozinhos em casa e, na brincadeira, provocaram um incêndio na residência de pau-a-pique. ADR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+