Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Quarta, 11 Setembro de 2024 | 00h09

Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Governo e Igreja

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, abordou, esta terça-feira, com líderes religiosos, aspectos relacionados com a parceria entre o Governo e a Igreja, sobretudo no domínio social.

O facto aconteceu durante as audiência com o secretário-geral do CICA, Valdemir Agostinho, e com o bispo dos Países da África Austral da Igreja Metodista Episcopal, o reverendo angolano, Bernardo Ngunza.

Direito Humanitário

Uma delegação parlamentar angolana, chefiada pelo presidente da 10.ª Comissão de Trabalho Especializada, Vigílio Tyova, participa desde hoje, em Pretória, África do Sul, no 23.° Seminário Regional sobre a Implementação do Direito Internacional Humanitário (DIH) na África Austral e nos Estados Insulares do Oceano Índico.

O evento, com duração de três dias, é organizado pelo Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO) da África do Sul, em parceria com o Comité Internacional da Cruz Vermelha, no quadro das celebrações do 75.° aniversário da adopção da Convenção de Genebra de 1949.

Censo 2024

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, pediu, esta terça-feira, em Luanda, maior engajamento e comprometimento dos profissionais de comunicação social no Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), que arranca a 19 deste mês, em todo país.

Falando no segundo seminário dirigido aos jornalistas, no âmbito do Censo 2024, o secretário de Estado sublinhou que o Censo constituirá a maior e mais complexa operação estatística que o país irá realizar desde 2014.

Operações de paz

O representante permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas (ONU), Francisco José da Cruz, defendeu, esta segunda-feira, a necessidade do Conselho de Segurança (CS) garantir um apoio político completo e consistente às operações de paz.

O diplomata defendeu este posicionamento no debate aberto do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o tema “Reforçar a Manutenção da Paz: Reflexões para o Futuro ”, afirmando tal apoio vai permitir cumprir os seus mandatos das referidas operações de forma mais eficaz e criar condições favoráveis ​​para encontrar soluções duráveis ​​em conflitos.

Relações bilaterais

O aprofundamento das relações bilaterais nos domínios político, diplomático, económico e comercial entre Angola e o Reino da Suécia esteve em análise esta terça-feira, em Estocolmo, durante um encontro entre os secretários de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e para Energia, Negócios e Indústria, Daniel Liljeberg.

O encontro entre as duas entidades realizou-se no edifício sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino da Suécia, sendo que a delegação angolana contou ainda com as presenças do secretário de Estado para Energia, Arlindo Manuel Carlos, da  directora Europa do Mirex, Maria Cuandina de Carvalho, e a embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola no Reino da Suécia, Cecília de Rosário.

Basquetebol Sub-18

Angola vai defrontar às 16h30 (17:30 hora local) de quarta-feira, a similar dos Camarões, nos quartos-de-finais do Campeonato Africano de basquetebol Sub-18 em feminino, que decorre em Pretória, na África do Sul.

A formação angolana, orientada pelo treinador Paulo Macedo, precisou de uma vitória na 3ª e última jornada do Grupo B para qualificar-se para a segunda etapa.

Efeméride

Angola prepara-se para assinalar, a 17 deste mês, mais um aniversário natalício de António Agostinho Neto, cuja dimensão política, cultural e social continua a inspirar milhares de patriotas, particularmente jovens.

A efeméride constitui um dos grandes marcos da história do país, que tem em Neto um dos expoentes máximos na luta pela liberdade e autodeterminação.

Agostinho Neto

Há 45 anos, Angola foi abalada com a morte de António Agostinho Neto, que quatro anos antes havia fundado a nação angolana, com a proclamação da independência da então colónia portuguesa, a 11 de Novembro de 1975.

Eram 13 horas do dia 10 de Setembro de 1979, quando os angolanos receberam a notícia da morte, prematura, de Agostinho Neto, na sequência de complicações durante uma cirurgia a um cancro do fígado, no principal hospital de Moscovo, uma semana antes de completar 57 anos de vida.

Prevenção ao Suicídio

O psicólogo clínico, Cirilo Mendes, apelou hoje, terça-feira, nesta cidade, maior atenção da sociedade aos comportamentos suicidas, com vista a prevenir e combater o fenómeno, que vem ganhando contornos preocupantes.

Para o psicólogo, que falava por ocasião do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que hoje se assinala, e das acções do Setembro Amarelo, mês dedicado à consciencialização e prevenção do fenómeno, o suicídio pode afectar qualquer pessoa, independentemente da classe social ou grupo, sendo frequentemente um acto de desespero e impulsividade. ADR





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+