Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Terça, 10 Setembro de 2024 | 00h14

A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

CAN2025

A Selecção Nacional de futebol venceu hoje (segunda-feira), em Luanda, a similar do Sudão, por 2-1, em jogo da 2ª jornada do Grupo F de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN2025), em Marrocos.

Os golos da partida, disputada no Estádio 11 de Novembro, foram marcados por Mabululu (50´de penalte) e Randy Nteka (80´) da parte da equipa de Angola, enquanto do lado sudanês Walleldir Khidir (55´).

Felicitação

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, esta segunda-feira, a selecção nacional de futebol pela vitória diante do Sudão, em jogo pontuável para o apuramento ao CAN2025, a decorrer de Dezembro deste ano a Janeiro de 2025.

Na sua página no Twitter, João Lourenço escreve que Angola agradece e acredita que com este bom desempenho a selecção chegará ao CAN de Marrocos.

Missiva

Uma mensagem do Presidente da República de Angola, João Lourenço, dirigida ao seu homólogo do Benin, Patrice Talon, foi entregue esta segunda-feira (9), em Cotonou, pelo embaixador José Bamóquina Zau.

De acordo com uma nota da representação diplomática angolana a que a ANGOP teve acesso, a mensagem, cujo conteúdo não foi revelado, foi recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros deste país, Oloushegun Bakary Adjadi, durante uma audiência que concedeu ao diplomata angolano.

Censo

Setenta e nove mil 423 agentes recenseadores, distribuídos em mais de mil e 900 salas de aula, iniciaram, esta segunda-feira, nos 164 municípios do país, a última fase do processo de formação sobre o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), que inicia a 19 deste mês, em Angola.

Segundo o porta-voz da Comissão Multissectorial de Apoio à Realização do Censo 2024, Hernani Pena Luís, a acção formativa, a decorrer num período de 10 dias, visa, essencialmente, dotar os agentes de campo com técnicas de persuasão eficiente no acto das entrevistas.

Engenharia

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, reiterou nesta segunda-feira, em Luanda, o compromisso do Executivo angolano no desenvolvimento de um conjunto de projectos estruturantes e de impacto para o país, onde os engenheiros jogam um papel fundamental.

Mário Oliveira apontou projectos no ramo da energia, como a construção de barragens hidroeléctricas e parques solares, das telecomunicações e tecnologias de informação, como os projectos de fibra óptica nacional e internacional e o Programa Espacial Nacional, com destaque para a ANGOSAT-2.

Produção

Angola prevê aumentar, a curto prazo, a produção de carne de frango de 50 mil toneladas/ano para cerca de 300 mil toneladas, para atender o mercado interno, afirmou esta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado para as Florestas, João da Cunha.

Para o alcance dessa ambiciosa meta, o Governo vai continuar a apostar forte no fomento da produção de grãos, para suprir a necessidade de matéria-prima, concretamente o milho e a soja”, disse, João da Cunha, considerando que a produção desses produtos tem um mercado bastante promissor no país.

Cooperação

O embaixador do Zimbabwe, Thando Madzvamuse, manifestou hoje, segunda-feira, nesta cidade, o interesse de o seu país cooperar com Angola nas áreas da agricultura, indústria e mineração.

O diplomata falava à imprensa, à saída de um encontro de cortesia com membros do Governo Provincial de Benguela, com destaque para o vice-governador Adilson Gonçalves.

Cidadão Digital

Mais de quinhentos mil usuários foram sensibilizados, de 2022 à data presente, sobre a utilização segura dos meios digitais de pagamento, nas províncias de Luanda e Benguela, informa a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

A sensibilização ocorre no âmbito do projecto “Cidadão Digital”, desenvolvido em centros comerciais, mercados, instituições públicas, privadas, de ensino, bem como nas ruas, com o objectivo de transmitir práticas fiáveis de utilização e formas de evitar eventuais “ameaças” com que as pessoas se confrontam nas plataformas digitais.

Arroz

Trinta toneladas de uma nova semente de arroz de origem chinesa estão a ser testadas pela fazenda Leijun-CA, da empresa chinesa “Olombi Agro-negócios”, num espaço de 133 hectares do perímetro irrigado da Matala, na província da Huíla.

O objectivo é procurar melhorar e alcançar os rendimentos recomendados de sete toneladas por hectare, informou hoje, segunda-feira, o director da empresa Zhou Jianhua.

Empoderamento

A bispa da Igreja Anglicana de Moçambique e Angola (IAMA), Filomena Teta, advoga a necessidade de maior empoderamento da mulher, por considerar ser a maior força social na transmissão de valores e princípios aos cidadãos, contribuindo para o bem-estar social e desenvolvimento do país.

Em entrevista à ANGOP, a líder religiosa asseverou que a sociedade angolana apresenta dificuldades na aceitação de mulheres em cargos de liderança, por encará-las como seres inferiores aos homens.

Distinção

A edição 2024 do Prémio Nacional de Cultura e Artes acontece na primeira quinzena de Novembro, para impulsionar a criação artística e cultural, informou hoje, em Luanda, a chefe do Departamento para Eventos Culturais, Filomena Gaspar.

Em declarações à ANGOP, a responsável realçou que o prémio visa, igualmente, proporcionar um ambiente de investigação científica no domínio das ciências humanas e sociais.

Cinema

A longa-metragem “Por Jade”, do realizador angolano Tadisi Baruch, está entre os oito filmes seleccionados para a Gala FINAL do “Tony Curtis International Film Festival”, na Hungria, a ter lugar nos dias 19 e 21 deste mês.

Em 2023, o filme angolano arrebatou dois prémios no “Unitel Angola Moove”, nas categorias de “Melhor longa-metragem” e “Melhor Actor”, e agora destaca-se dentre os 17 concorrentes à refefida premiação internacional.

Navio-hospital

Mais de mil e trezentos pacientes com patologias diversas beneficiaram, desde quarta-feira última, em Luanda, de assistência médica e medicamentosa, prestada pelo navio-hospital chinês “Arca da Paz”, soube hoje, segunda-feira, a ANGOP.

O referido navio, que efectua uma missão humanitária em Angola, está atracado no Porto de Luanda com uma equipa de mais de cem profissionais de saúde, oferecendo gratuitamente serviços médicos em áreas como cardiologia, pneumologia, neurologia, nefrologia, ginecologia e obstetrícia. ADR

 





Fotos em destaque

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h27

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h24

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h19

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h14

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h10

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h05

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h02

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 11h59


Notícias de Interesse

Kilamba privado do abastecimento de água potável

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 23h01

Exposição celebra Dia do Herói Nacional em Brasília 

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 22h06

Cuanza-Norte recebe meios informáticos para Censo

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 21h46

Ministro da Cultura exalta Augusto Chakaya

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 20h41

+