Síntese noticiosa

     Síntese              
  • Luanda • Terça, 27 Agosto de 2024 | 00h11

Luanda - A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

Privatização

O Presidente da República autorizou, por via de Oferta Pública Inicial (OPI), a privatização das acções detidas pelo Estado na Unitel S.A, correspondente a 15 por cento do capital social do Banco de Fomento de Angola (BFA).

A autorização consta do Despacho Presidencial 194/24, publicado sexta-feira (23) no Diário da República.

Angola/Brasil

Os mecanismos e modalidades para a concessão de financiamentos brasileiros a Angola, com vista à expansão e revitalização das relações comerciais entre os dois países, estiveram no centro de uma audiência que o Vice-Presidente deste país, Geraldo Alckmin, concedeu ao embaixador angolano Manuel Eduardo Bravo.

De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, no encontro foi passada ainda em revista a dinâmica da cooperação bilateral.

MPLA

O Presidente do MPLA, João Lourenço, denunciou os “jogos” de influência para o preenchimento das vagas de direcção do partido nos diversos escalões, até ao Comité Central (CC).

Durante a sua alocução, no Encontro Nacional com os primeiros secretários das Estruturas de Base, defendeu o preenchimento de vagas nas direcções do partido com pessoas com "curriculum" dentro dos Comités Acção do Partido. 

Congresso Internacional

O ​ex-Vice-Presidente da República​, Bornito de Sousa​, e o ex-presidente da Comissão Europeia​, Durão Barroso​, serão os principais oradores da segunda edição do Congresso Internacional de Liderança Assertiva’ 2024, a decorrer em Luanda, a ​09 de Setembro próximo. 

De acordo com uma ​notícia do Jornal de Angola, o evento, que prevê reunir mais de 400 participantes, entre líderes empresariais, académicos e profissionais de diversas áreas, visa promover a troca de conhecimentos e experiências sobre a liderança assertiva, através de estratégias eficazes, que impulsionam a produtividade e a gestão aos vários níveis.

Realizações

O presidente do MPLA, João Lourenço, ressaltou, hoje, o trabalho do Executivo angolano em prol do progresso e do desenvolvimento socioeconómico do país, apesar das dificuldades e dos problemas ainda por resolver.

Na abertura do "Encontro Nacional com os primeiros secretários dos Comités de Acção do Partido", com o lema "Todos para as Bases, Todos para as Comunidades", João Lourenço destacou os investimentos sociais em curso no país, entre outros assuntos.

Justiça

Angola e a China poderão celebrar, brevemente, dois acordos de cooperação de carácter Internacional, mormente as convenções de Auxílio Mútuo e sobre a Transferência de Pessoas Condenadas à Pena e Medidas de Segurança Privativas de Liberdade.

A intenção foi manifestada esta segunda-feira, durante a audiência concedida pelo Procurador-Geral da República, Hélder Fernando Pitta Gróz, ao embaixador da China em Angola, Zhang Bin.

Peregrinação à Muxima

Uma equipa técnica do Governo da Província de Luanda, liderada pelo vice-governador para área social, Manuel Gonçalves, reuniu-se esta segunda-feira, com padres, responsáveis pela realização da peregrinação ao Santuário da Muxima, visando os últimos acertos organizativos ao evento.

O encontro, o último antes da realização do evento no município da Quiçama, decorreu nas instalações da Rádio Maria, no município de Viana e objectivou aflorar sobre as eventuais insuficiências relativas a acomodação dos fiéis.

Cirurgia

Um quisto de 3.5 quilogramas foi removido do ovário de uma paciente de 27 anos por uma equipa médica da Maternidade Provincial o Moxico, informou hoje, segunda-feira, no Luena, o director clínico daquela unidade sanitária, Assunção Wica.

Este é o segundo caso registado no presente mês de Agosto depois de, no dia sete, uma equipa de cirurgiões do Hospital Geral do Moxico ter removido um quisto de seis quilogramas a uma cidadã de 31 anos, conhecida por Adriana Mukumbi, que vivia com a anomalia há seis anos.

Ganhos regionais

À semelhança de outros sectores, o desporto também deixou as suas impressões digitais na passagem de Angola pela presidência da SADC, cujo mandato será recordado pela sua coincidência com alguns feitos heróicos. 

A 17 de Agosto corrente, Angola encerrou, formalmente, na capital zimbabweana, Harare, o seu mandato à  frente da SADC, depois de conhecer uma sucessão de triunfos desportivos inéditos, elegíveis para celebrar e magnificar essa despedida. ADR

 





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+