Luanda – A Agência Angola Press (ANGOP) destacou, nas últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:
Recursos Minerais
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, defendeu, sexta-feira, no Cuanza-Sul, a proibição da exportação do quartzo, em virtude da capacidade interna da transformação deste recurso mineral essencial à transição energética.
O governante, que falava aos empresários do sector dos petróleos e recursos minerais, assinalou que com o advento das energias renováveis, aumentou a importância do quartzo, no que tange à transição energética, por ser um dos elementos principais para o fabrico dos painéis fotovoltaicos.
Petróleos
A governadora da província do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, declarou, sexta-feira, que as valências do Centro de Pesquisa e Tecnológico para a indústria petrolífera do Instituto Nacional de Petróleos (INP) podem contribuir para a agro-indústria.
Mara Quiosa, que percorreu, pela primeira vez, as várias dependências do INP juntamente com o ministro Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo, disse ser uma instituição de grande importância no contexto local e nacional, pois, para além da projecção, concepção e fabricação de peças, para as de mecânica, hidráulica, pneumática electromecânica e energia renováveis, pode contribuir para os sectores da agricultura e da industrial.
Acidente
- Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida, em consequência do embate do comboio de carga do Caminho-de- Ferro de Luanda (CFL) contra uma uma viatura de marca Toyota Carina II, ocorrido na manhã de hoje, sábado, no bairro Vila Matilde, Malanje.
O acidente ocorreu quando a viatura, com quatro pessoas a bordo, tentava transpor uma passagem de nível sem guarda e foi arrastada a uma distância de 400 metros, tendo causado a morte imediata do motorista e um passageiro. A terceira morte foi declarada no Hospital Provincial de Malanje (HPM).
Serviço Público
A importância da Ética no Combate à Corrupção e a Necessidade de Fortalecer os Mecanismos de Controlo e Fiscalização foram os principais temas discutidos, sexta-feira, no seminário sobre “Ética e Integridade no Serviço Público”, realizado no distrito urbano do Talatona, em Luanda.
Em declarações à ANGOP, a coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Municipal do MPLA em Talatona, Elsa Cassueca, destacou que o seminário teve como objectivo promover uma sociedade baseada em princípios éticos e morais, além de garantir a conformidade com valores éticos e legais.
PRODESI
- Cento e 25 projectos estão a ser financiados desde 2020, com um valor global acima dos 10 mil milhões de Kwanzas, no âmbito da execução das acções do PRODESI, na província do Huambo, soube a ANGOP.
A informação foi prestada, esta sexta-feira, pelo director do gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado local, Manuel Vitongue, no final da VI sessão ordinária do Governo da província do Huambo, orientada pelo governador Pereira Alfredo.
Combate à fome
A directora nacional da Cáritas de Angola, Rosa da Costa, defendeu, este sábado, em Ondjiva, a necessidade de se reforçar os apoios à agricultura comunitária para a sua sustentabilidade na província do Cunene, visando à redução da fome no seio das famílias.
Em declarações à ANGOP, à margem da visita de trabalho de três dias ao Cunene, a fonte referiu que os apoios que se precisa estão relacionados com os meios de produção para a sustentabilidade da horta comunitária, na localidade do Cafu, município de Ombadja.
Acervo
A doação do espólio da família Óscar Ribas, à Casa Museu, contribui para o enriquecimento do acervo da instituição e preservação da memória deste escritor angolano, afirmou o seu director, Sidónio Domingos.
Na última semana, a família de Óscar Ribas entregou originais de obras inéditas do escritor, incluindo não publicadas, documentos pessoais, cartas ou correspondências trocadas com outros escritores da sua época.
Qualificação
O Sagrada Esperança venceu hoje (sábado), em Luanda, o Saint Louis das Ilhas Seychelles, por expressivos 3-0, em jogo da segunda “mão” de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos de futebol, disputado no Estádio 11 de Novembro.
Numa clara demonstração da sua superioridade, os golos do vice-campeão angolano foram marcados por Mussá, duas vezes ( 8´penalte), ( 68´) e Celso (63´). ADR