Uíge – O embaixador do Zimbabwe em Angola, Thando Madzvamuse, manifestou, nesta quinta-feira, o interesse do seu país em cooperar com o Governo Provincial do Uíge, nos domínios da agricultura, turismo e minas.
O diplomata manifestou essa intenção no encontro que manteve com a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Arlete Domingos, no âmbito da visita de trabalho de dois dias a esta região do país.
Disse estar satifeito com os avanços registados na área da agricultura desta região, por essa razão, adiantou que será importante a troca de experiências.
Acrescentou que, além da agricultura, serão exploradas outras áreas de interesse, com destaque para o sector mineiro e do turismo, apostas que vão permitir que os empresários zimbabweanos invistam nesta província.
Considerou ser fundamental a aposta no investimento do turismo, justificando que permite a arrecadação de receitas e a criação de postos de trabalho para os jovens.
“Há muitas áreas em que o país irmão pode cooperar sem ir à procura de ajuda fora do nosso continente”, acrescentou.
Por sua vez, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Arlete Domingos, afirmou que a província está aberta para fazer parcerias com a República do Zimbabwe, nas áreas da agricultura, turismo e das minas.
Reconheceu que o Zimbabwe possui potencialidades nos domínios da investigação agrária, alimentar, minas e outras áreas importantes que podem servir para a cooperação com o governo provincial local.
Durante o encontro, Sónia Arlete Domingos apresentou os projectos em curso na província, nos domínios da agricultura, minas, turismo e fornecimento de energia eléctrica às localidades do interior da província.
As relações entre Angola e Zimbabwe duram desde a Luta de Libertação Nacional de ambos países.
Ainda hoje (quinta-feira), o embaixador Thando Madvamuse, que se faz acompanhar de altos funcionários da embaixada do Zimbabwe em Angola, visitou a estação experimental do café e vários projectos agrícolas sediados no município sede da província.
Sobre a província do Uíge
Com mais de um milhão de habitantes, a província do Uíge tem 16 municípios, designadamente Ambuila, Bembe, Buengas, Bungo, Damba, Alto Cauale, Maquela do Zombo, Milunga, Mucaba, Negage, Puri, Quimbele, Quitexe, Sanza Pombo, Songo e Uíge.
A agricultura e o comércio são os sectores de peso no Uíge, que foi em tempos considerada a capital angolana do café.
O clima do Uíge é quente, por isso se propícia ao cultivo de café, mandioca, dendém, amendoim, batata doce, feijão, cacau, sisal e outros em menor escala.
A província do Uíge conta com um total de 200 pontos turísticos cadastrados, com realce para as grutas do Nzenzu e da Cabala, lagoa do Tedi Tedi, quedas do rio Luchide, Lagoa do Feitiço, entre outros locais turísticos que carecem de investimentos. NM/JAR