Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Zimbabwe desafia países da SADC a reter seus quadros

     Política              
  • Luanda • Quinta, 15 Agosto de 2024 | 17h29
Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa
Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa
DR

Harare (Do enviado especial) – O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnagagwa, lançou, esta quinta-feira, um repto aos demais países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para criar ambientes propícios à retenção de quadros qualificados, para participar no seu desenvolvimento.

Partindo da ideia de que um país “é construído, governado e abençoado pelo seu próprio povo”, o líder zimbabweano declarou que a região deve emergir como um bloco económico competitivo com as capacidades necessárias para produzir uma vasta gama de bens e serviços.

O estadista discursava durante  a VII Palestra Pública da SADC, decorrida nas instalações da Universidade do Zimbabwe, na antecâmara da 44.ª Cimeira Ordinária da SADC, marcada para 17 deste mês, em Harare.

A Palestra, que contou com vários oradores regionais, entre académicos, políticos e empresários, decorreu sob o lema “Capacitação em Investigação e Ecossistemas de Inovação para uma Economia Industrializada Sustentável da SADC”.

O chefe de Estado afirmou que o tema constitui, por si só, um apelo adequado para a acção e a necessidade de novos paradigmas de educação para dar um salto na modernização, na industrialização e no desenvolvimento holístico da região.

Reiterou que os Estados-membros da SADC têm tudo o que é necessário para ter sucesso, sendo “extremamente importante que permaneçamos confiantes na nossa identidade” durante a abordagem das questões críticas “que temos diante de nós”.

“Somos africanos e orgulhosos povos da África Austral, com uma rica história de desenvolvimento e façanhas, incluindo a conquista dos regimes coloniais opressivos e racistas dos nossos territórios”, sublinhou.

Instou o bloco regional a posicionar-se estrategicamente para converter as realidades dos acontecimentos nacionais e globais em oportunidades económicas e de negócios que garantam uma maior prosperidade das suas populações.

No seu entender, já se foi o tempo em que “dependíamos de pessoas de outros lugares para desenvolver as nossas economias, prestar serviços às nossas comunidades e disponibilizar bens para as nossas indústrias e comércio”.

Os antepassados e pais fundadores da SADC lutaram pela libertação política, pela democracia, pela independência e pela liberdade “que actualmente desfrutamos”, disse.

A actual geração de cidadãos da SADC, concluiu, deve tomar medidas deliberadas para sair da dependência perpétua.

Antecâmara da Cimeira

Sobre a Palestra Pública em que participou como convidado de honra, o chefe de Estado descreveu o evento como um dos precursores da 44.ª Cimeira Ordinária da SADC, a realizar-se, em Harare, dentro de dois dias.

Disse ser igualmente uma oportunidade proporcionada aos povos da SADC de reflectir e aperfeiçoar estratégias para acelerar a sua visão colectiva no sentido do aprofundamento da integração regional, bem como do desenvolvimento económico para a prosperidade partilhada.

O evento foi organizado pela Universidade do Zimbabwe, a principal instituição pública do Ensino Superior, no país, em colaboração com o Ministério do Ensino Superior e Terciário, Ciência da Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

Segundo uma nota do Secretariado da SADC, o tema da Palestra foi derivado do lema central da 44.ª Cimeira de chefes de Estado e de Governo da SADC deste sábado, em Harare.

Este encontro cimeiro vai decorrer sob o lema “Promover a inovação para explorar plenamente as oportunidades para o crescimento e desenvolvimento económicos sustentáveis rumo a uma SADC Industrializada”.

A nota acrescenta que o objectivo da Palestra Pública foi demonstrar a importância da pesquisa e da inovação nos sistemas de educação e ensino, para transformar a SADC numa região industrializada.

Pretendeu-se igualmente identificar estratégias para melhorar a capacidade de investigação e inovação na região e desvendar os melhores ecossistemas de investigação e inovação para conduzir a industrialização ao desenvolvimento económico e social sustentável.

Organização fundada, há 44 anos, a SADC é integrada, actualmente, por 16 países que totalizam perto de 340 milhões de habitantes, 10 milhões de quilómetros quadrados de área e um Produto Interno Bruto (PIB) de USD 4.720 per capita.
 

São Estados-membros a África do Sul, Angola, Botswana, Comores, eSwatini, o Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, República Democrática do Congo, Namíbia, Seicheles, Tanzânia, Zâmbia e o Zimbabwe. IZ/SC



Tags


Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+