Luena – O cônsul da República da Zâmbia no Moxico, Boníface Mussumari, reiterou nesta quinta-feira, no Luena, a importância do reforço da cooperação entre os Países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Conforme o diplama, que discursava no âmbito da celebração do 60º aniversário da Independência daquele país, é necessário que as nações deste bloco regional reforcem o compromisso da cooperação e do desenvolvimento económico, com vista à garantia dos valores da paz, democracia e justiça social.
Boníface Mussumari sublinhou os passos que Angola e a Zâmbia têm desenvolvido, para que este desiderato seja concretizado, realçando o protagoismo dos Presidentes dos dois países, João Lourenço e Hakainde Hichilema, com vista o fortalecimento dos laços económicos e culturais dos dois Estados.
Por seu turno, o vice-governador do Moxico para esfera Política, Económica e Social, Victor da Silva, reconheceu o papel de destaque assumido pelo fundador da nação zambiana, Kenneth Kaunda, na conquista da independência do seu país e outros da SADC.
O dirigente sublinhou também a aposta no Corredor do Lobito, uma importante via que poderá garantir as trocas comerciais e prosperidade dos países da SADC.
A SADC é constituida por 16 Estados, nomeadamente a África do Sul, Angola, Botswana, Lesoto, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zimbabué, Madagásgar, Essuatíni e Comores.
A República da Zâmbia proclamou a independência em 24 de Outubro de 1964, rompendo as algemas do colonialismo e abraçando a luz da liberdade. LTY/TC/YD