Menongue - O cônsul geral da República da Zâmbia nas províncias do Cuando Cubango, Lunda-Sul e Moxico, Bonifácio Musumali, apontou hoje, quarta-feira, em Menongue, os sectores da educação e saúde como os principais eixos de cooperação, visando a proximidade entre os dois povos.
Ao discursar no encontro de cortesia mantido no governo provincial do Cuando Cubango, Bonifácio Musumali disse que, no quadro dos acordos de cooperação previstos, os cidadãos da província do Cuando Cubango passariam a receber formação académica nas províncias fronteiriças do noroeste e da Zâmbia oriental, sendo numa primeira fase com o foco na língua inglesa.
De igual modo, prosseguiu o diplomata, os cidadãos zambianos teriam a possibilidade de receber formação em língua portuguesa na província do Cuando Cubango, como forma de melhorar a comunicação entre os cidadãos dos dois países e estreitar a cooperação noutras áreas de actuação.
Lembrou que no sector da saúde existem passos firmados e que apenas precisam ser melhorados, uma vez que o seu país tem partilhado experiências com Angola, quer na formação específica, quer no atendimento de pacientes que acorrem aos seus hospitais na busca de solução de várias doenças, especialmente na região do Mungo, fronteira com o município do Rivungo.
“Os dois governos estão comprometidos no desenvolvimento dos seus povos. Os governos centrais, a nível presidencial, fazem as suas políticas, mas os demais devem interagir e implementar as acções no âmbito da proximidade geográfica, com respeito aos ordenamentos jurídicos e instituições dos dois Estados”, sublinhou.
O diplomata manifestou igualmente interesse em cooperar nas áreas do comércio e agricultura, tendo avançado que a Zâmbia terá uma exibição internacional entre os dias 31 de Julho e 5 de Agosto, tendo para o efeito convidado o governo provincial e os empresários locais a participarem do evento.
No quadro da sua visita de trabalho de três dias, o diplomata vai manter encontro com o comandante da Polícia Nacional e delegado do Ministério do Interior no Cuando Cubango, bem como visitar os Serviços Prisionais e Migração e Estrangeiro, no interesse do contínuo domínio e respeito aos ditames legais.
No último dia de trabalho está previsto um encontro com a Câmara de Comércio e Indústria do Cuando Cubango (CCICC) e uma visita guiada à Companhia Siderúrgica do Cuchi.
Por seu turno, a vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, enalteceu a intenção, tendo afirmado que tanto no capítulo da formação de quadros, tanto no sector da saúde, a Zâmbia tem feito um trabalho muito humanístico no atendimento aos angolanos.
Por isso, considerou uma mais-valia o intercâmbio entre os dois povos e governos, tendo se mostrado disponível com a ideia do aprendizado das línguas (inglesa e portuguesa).
Reiterou que a província é rica em recursos naturais, terras aráveis e água em abundância, para além do turismo, que pode ser aproveitado com o estabelecimento de parcerias. MSM/FF/PLB