Luena - A Zâmbia está comprometida em melhorar as estradas que ligam a Angola, concretamente entre as províncias Ocidental e Noroeste e a do Moxico, reafirmou hoje (quinta-feira), o ministro da região Ocidental, Kapelwa Mbangueta.
O governante zambiano assegurou, durante o Primeiro Fórum de Negócios Angola/Zâmbia, que nesse momento está em fase final as obras da estrada que liga Mongu, capital da província Ocidental, ao Chicango, região limítrofe ao município angolano do Alto Zambeze, província do Moxico.
Disse estar a se envidar esforços locais para se construir outras estradas que ligarão as regiões municipais do Alto Zambeze e dos Bundas, a partir das províncias Ocidental e Noroeste da Zâmbia.
Mbangueta informou que, em termos de cumprimento com a parte angolana, os “acordos estão bem avançados”, e que a comunidade empresarial deve estar preparada quanto aos horizontes temporais de finalização das obras para não serem ultrapassados, embora não tenha avançado datas do término das obras.
Numa breve referência ao Corredor do Lobito, importante plataforma continental, destacou que trará vantagens para o seu país no capítulo da exportação de mineiros, usando o Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).
Está convicto que os projectos em referência, aliados aos acordos que serão assinados após o Primeiro Fórum de Negócios Angola/Zambia, poderão alavancar os investimentos das duas regiões de ambos os países.
“Apelamos, e isso deve acontecer, para que os empresários do meu país e de Angola consigam assinar acordos práticos nesse encontro”, adiantou. YD