Mbanza Kongo - Cinquenta e dois cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), de ambos os sexos, foram detidos, este sábado, no município do Soyo, província do Zaire, por entrada e permanência ilegal no território angolano.
As detenções dos cidadãos da RDC, que se faziam acompanhar de sete menores, é consequência das habituais acções de fiscalização da situação migratória de estrangeiros que têm sido realizadas pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na região.
De acordo com uma nota de imprensa da delegação do Ministério do Interior (Minint), enviada à ANGOP, as detenções ocorreram na aldeia de Kivanda, comuna de Mangue Grande.
O documento refere que o grupo foi alojado no centro de detenção de estrangeiros em condição migratória irregular de Kavugi, localizado nos arredores da cidade do Soyo, onde aguarda por procedimentos administrativos para um eventual repatriamento.
A fronteira terrestre e fluvial de Angola com a RDC, estimada em 310 quilómetros, tem sido frequentemente violada por estrangeiros oriundos do país vizinho e da região Ocidental de África para a entrada ilegal no país.
Os imigrantes ilegais têm como destino final preferencial a capital do país, Luanda.