Mbanza Kongo – Seis infracções de violação do perímetro fronteiriço que separa a província do Zaire da região do Congo Central (RDC) foram, nas últimas 48 horas, registadas pela Polícia de Guarda Fronteira na região, mais uma ocorrência em comparação a igual período anterior.
Em nota enviada esta sexta-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, o Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, indica que na sequência dessas infracções foram detidos 28 cidadãos da República Democrática do Congo, por violação de fronteira.
Acrescenta que as infracções ocorreram nos postos fronteiriços do Luvo, Kanga, Luangu, Kinsende e no Marco-11, nos municípios de Mbanza Kongo e Cuimba, respectivamente.
Após interrogatório operativo, refere ainda o documento, 18 imigrantes ilegais foram repatriados, ao passo que 10 outros foram encaminhados ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na região, para os procedimentos legais.
Apreensão de combustível
Por outro, três mil e 750 litros de combustível, que tinham como destino à República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira, no município do Soyo.
Acondicionado em recipientes de 250 litros cada, o produto estava a ser transportado por uma embarcação de fabrico artesanal, cuja apreensão ocorreu no canal fluvial de Santo António.
Quatro municípios da província do Zaire partilham fronteira com a RDC, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nóqui, numa extensão de 310 quilómetros. DMN/JL