Mbanza Kongo – Cento e 27 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos e expulsos pela Policia de Guarda Fronteira, por tentativa de entrada ilegal em Angola, nos últimos dois dias.
O director interino do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação provincial do Zaire do Ministério do Interior, Luís Bernardo, disse hoje à imprensa que os referidos imigrantes ilegais foram interpelados nos postos fronteiriços terrestres do Luvo, Buela, Marco 11, Luango e Kinsende nos municípios de Mbanza Kongo, Cuimba e Nóqui.
A fonte referiu que este grupo de cidadãos pretendia fixar-se inicialmente em localidades fronteiriças com a RDC, para posteriormente viajarem para cidades e vilas do país, com realce a capital Luanda.
“Após o registo operativo e interrogatório, os cidadãos em causa foram imediatamente deportados para o país de origem”, explicou o porta-voz.
A província do Zaire, norte de Angola, partilha 310 quilómetros de fronteira com a RDC, sendo 120 de fronteira terrestre e 190 fluvial, ao longo do rio Zaire.