Mbanza Kongo – Dois cidadãos angolanos, acusados de auxílio e promoção à imigração ilegal, foram detidos, terça-feira, pela Polícia Nacional, no município do Tomboco, província do Zaire.
Os acusados foram interpelados e detidos na localidade da Casa de Telha (Tomboco), quando seguiam viagem a Luanda, com oito imigrantes ilegais da República Democrática do Congo (RDC), a bordo de uma viatura.
Em comunicado de imprensa, o Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, indica que os supostos infractores receberam valores monetários não revelados, pelos serviços que prestavam, para introduzir os referidos imigrantes na capital do país.
Deste número de estrangeiros em situação migratória irregular, refere o documento, dois são do sexo feminino e uma criança, de 11 anos de idade.
Os detidos serão presentes ao Ministério Público, ao passo que os estrangeiros foram encaminhados aos órgãos competentes do Ministério do Interior na região.
Mesmo com as fronteiras encerradas, devido à Covid-19, cidadãos da RDC insistem em penetrar no território nacional, utilizando vias clandestinas.
Situada a norte de Angola, a província do Zaire partilha 310 quilómetros de fronteira com a RDC.