Mbanza Kongo – Uma comissão técnica para o acompanhamento das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província do Zaire, foi criada esta terça-feira, em Mbanza Kongo, pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho.
Coordenada pela vice-governadora do Zaire para o sector Técnico e Infra-estruturas, Ângela Diogo, a comissão integra os directores dos Gabinetes de Estudos, Planeamento e Estatística, Infra-estruturas, Jurídico e Intercâmbios, secretário-geral do Governo Provincial e administradores municipais.
O anúncio da criação da referida comissão foi feito pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, quando falava esta terça-feira na abertura da 2ª sessão ordinária do Conselho de Direcção, que está a analisar, entre outros assuntos, a implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na província.
O governador recomendou à comissão, a produzir, num intervalo de 21 dias, um relatório para aferir o grau de execução física das obras do PIIM, implementadas na primeira fase na região.
Adriano Mendes de Carvalho considerou bastante reduzido o grau de execução física de alguns projectos sociais inseridos no PIIM na província, um quadro que quer ver invertido para 75 por cento até Julho deste ano.
“O grau de execução física de algumas acções do PIIM aqui na nossa província está aquém das expectativas”, reiterou.
Pediu aos administradores municipais para uma gestão perniciosa do erário, evitando situações que possam colocar em causa a execução normal dos projectos sociais.
“Um bom gestor deve pautar pela transparência e lisura no exercício das funções”, aconselhou, para quem serão redobradas as acções de fiscalização aos gestores públicos.
A província do Zaire inscreveu, na primeira fase do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), 91 projectos de impacto social.
Com uma extensão territorial de 40 mil e 130 quilómetros quadrados, a província do Zaire tem uma população estimada em mais de 500 mil habitantes, distribuídos por seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias.