Mbanza Kongo – Um milhão, 427 mil e 836 metros quadrados foram desminados de Janeiro a Dezembro de 2024 na província do Zaire, verificando-se um acréscimo de 837.676 m² da área clarificada em comparação ao período homólogo de 2023.
As acções de desminagem resultaram na remoção e destruição de 19 minas anti-pessoal e 28 mil e 533 engenhos explosivos não detonados de diversos calibres, informou esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, o chefe de departamento provincial do Centro Nacional de Desminagem (CND) no Zaire, David Sapalalo Ndue.
Informou que a limpeza incidiu-se, fundamentalmente, em áreas destinadas para a construção de infra-estruturas económicas e sociais, com realce para a futura Plataforma Logística do município do Luvo, da centralidade de Mbanza Kongo e dos espaços onde serão implantadas a estação e subestação de água e energia eléctrica, respectivamente.
Adiantou que para o presente ano as acções de desminagem cingir-se-ão no espaço onde será erguida a centralidade do Soyo, bem como em outras áreas menos importantes para a edificação de projectos económicos e sociais.
Sapadores concluem formação sobre desminagem
Trinta e seis técnicos do Centro Nacional de Desminagem (CND) no Zaire concluíram, esta sexta-feira, uma acção formativa sobre as técnicas de desminagem.
Durante 10 dias, os especialistas deste departamento foram munidos de conhecimentos relacionados com os procedimentos de segurança no local de trabalho, sistema de marcação do campo, primeiros socorros e estancamento de hemorragias, detecção e destruição de engenhos não detonados, entre outros temas.
A província do Zaire não regista acidentes com minas há mais de cinco anos. DA/JL