Nova Iorque – Angola informou ao Comité de Informação das Nações Unidas, em Nova Iorque, sobre os avanços que se registam no processo de instalação do Centro de Informação da ONU em Luanda.
O embaixador João Gimolieca, que falava terça-feira (dia 25) na 45ª sessão do Comité de Informação da ONU, em nome da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), adiantou que o Departamento de Comunicações Globais (DGC) e o Governo angolano intensificaram as negociações, visando acelerar o estabelecimento do UNIC Luanda.
De acordo com o encarregado de negócios da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas, o Centro de Informação da ONU em Luanda está previsto para atender às necessidades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Quanto às actividades do Departamento de Comunicações Globais, a CPLP enaltece as acções que visam o combate à desinformação, bem como as acções inovadoras nas redes sociais, incentivando paralelamente o uso dos meios de comunicação tradicionais disponíveis em muitos lares de países em desenvolvimento, onde o acesso à Internet ainda é limitado.
A CPLP saúda igualmente a iniciativa sobre a elaboração de um código de conduta para a integridade da informação nas plataformas digitais, com o objectivo de promover a responsabilidade, transparência e segurança nas redes sociais.
Durante a intervenção, o diplomata destacou ainda o papel da CPLP na promoção da língua portuguesa, no contexto Nacional e Internacional, contribuindo para o reforço do multilinguismo e reafirmando a importância da diversidade cultural e do diálogo intercultural.
Referiu que a língua portuguesa é utilizada como um meio facilitador para projectar o mundo rumo ao desenvolvimento sustentável, com foco na implementação da agenda 2030. OHA