Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orienta esta segunda-feira, em Luanda, a 2ª Sessão Ordinária da Comissão Interministerial para a Implementação do Plano Nacional de Formação de Quadros (CI-PNFQ).
De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, ao CI-PNFQ compete assegurar a coordenação e a dinamização da cooperação entre as várias instituições com competências em matéria de educação, ensino e formação de quadros, e gerir o sistema de análise, monitorização, avaliação e apresentação de resultados da execução do referido plano.
Cabe ainda à comissão promover a coordenação das políticas de educação, ciência, qualificação e formação profissional com as relativas à inclusão social e ao trabalho, propor e aprovar a alocação dos recursos financeiros, materiais e tecnológicos necessários para a boa implementação do PNFQ.
Deve igualmente criar um sistema integrado de informação e gestão da oferta educativa e formativa, bem como alinhar a sua implementação com os demais objectivos estratégicos que constam do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027.
Integram a CI-PNFQ, os ministros da Economia, Planeamento, Administração do Território, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Educação, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, e os secretários para os Assuntos Económicos e para os Assuntos Sociais do Presidente da República, bem como o director do Gabinete de Quadros da mesma entidade. FMA/VIC