Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vice-PR aponta reforço da cooperação na Interpol para prevenção de delitos 

     Política              
  • Luanda • Terça, 03 Outubro de 2023 | 14h34
Vice-Presidente da República,  Esperança da Costa
Vice-Presidente da República, Esperança da Costa
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, exortou, esta terça-feira, em Luanda, os Estados-Membros da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) a reforçarem a cooperação para prevenir a criminalidade transfronteiriça.

Ao falar na abertura da 26ª Conferência Regional Africana da Interpol, Esperança da Costa considerou a criminalidade transfronteiriça uma das ameaças à paz e à segurança global, sustentando que só pode ser eficazmente combatida com o esforço conjunto de todas as polícias do mundo.

Assinalou que actualmente o mundo enfrenta ameaças cuja dinâmica não conhece fronteiras e, por esta razão, pela via da Interpol, considera necessário o reforço da cooperação policial, que permita uma resposta rápida, eficaz e de maior segurança na informação. 

Conforme Esperança da Costa, a Interpol deve contribuir para que "o mundo seja um lugar cada vez mais seguro, sendo esta uma responsabilidade que deve ser partilhada por todos os Estados".

Lembrou que a região enfrenta ameaças que contribuem para o aumento da criminalidade organizada e do terrorismo, associado aos focos de tensão e conflitos que se registam em algumas regiões do continente berço.

A propósito, assinalou que a tensão e os conflitos que se registam em algumas regiões de África são susceptíveis de influenciar o aumento de outros crimes que afectam o desenvolvimento de África, constituindo uma violação aos direitos humanos. 

Com efeito, disse ser urgente o estabelecimento de uma cooperação estreita para prevenir estas situações, realçando "que nenhum país está isolado, por isso a cooperação regional e internacional se faz necessária e com maior intensidade".

A Vice-Presidente da República afirmou que a Interpol representa actualmente um ente importante da política securitária internacional, desenvolveu e desenvolve capacidades que permitem hoje conectar os 195 Estados-Membros, que têm servido com os seus instrumentos e serviços a todos os Órgãos de Aplicação da Lei e com funções policiais na prevenção e combate à criminalidade comum, organizada e transfronteiriça.

Lembrou que a República de Angola, desde  2002, tem tido oficiais em comissão de serviço, nos diferentes órgãos operativos, administrativos do Secretariado-Geral da Interpol e de governação, nomeadamente no Comité Executivo e Comissão de Controlo de Ficheiros, quer a nível da sede em Lyon, quer no Bureau Regional da organização, sedeado em Harare, Zimbabwe.

Observou que foi com esse espírito que o Governo angolano teve a iniciativa, em 2019, durante a 24.ª Sessão da Conferência Regional Africana, realizada em Kigali, Rwanda, de apresentar a sua candidatura, para acolher a 26.ª Conferência "que hoje testemunhamos e que coincide, também, com o 41.º aniversário da sua adesão a esta organização".

Perante os altos responsáveis da Interpol, entre outros convidados, Esperança da Costa assegurou que os órgãos de polícia e de aplicação da Lei do Governo angolano estão comprometidos neste espírito, e o acolhimento da 26.ª Conferência Regional, na capital angolana, demonstra este compromisso internacional.

Ressaltou que desde os primórdios da sua independência, Angola, preocupada com a paz e a segurança pública, viu a Interpol como uma organização de relevância, aderindo à essa organização a 5 de Outubro de 1982, durante a 51.ª Sessão da Assembleia Geral, realizada no Reino de Espanha.

Esperança da Costa fez saber que a organização definiu um conjunto de crimes prioritários como o tráfico de drogas, terrorismo, tráfico de seres humanos, crimes cibernéticos, várias formas de fraudes de bens e produtos, corrupção, pirataria  marítima, branqueamento de capitais e outras tipologias de crime organizado, que, a seu ver, constituem uma forte ameaça ao desenvolvimento dos países.

Com o evento, a Organização Internacional de Polícia Criminal e Penal pretende, entre outros temas, abordar os desafios actuais da criminalidade transnacional, a aplicação de leis sobre o terrorismo, cibercrime, crime financeiro e corrupção, tráfico de seres humanos e pirataria marítima.

A decorrer de 3 a 5 do mês em curso, a Conferência Regional Africana da Interpol contará com a participação de 350 delegados de países africanos, dos Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Austrália, Qatar, Sérvia, Guatemala e do Brasil. DC/VIC/ADR





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+