Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, apelou, quarta-feira, à sociedade para se consciencializar sobre a necessidade da prevenção do cancro da mama.
Por ocasião do “Outubro Rosa”, campanha que simboliza a luta e combate contra o cancro da mama, que este ano decorre sob o slogan “Prevenir é Vencer – Toque, Cuide, Previne”, a Vice-Presidente da República dedicou à parte da sua agenda para a aposição do laço rosa, símbolo da iniciativa destinada a consciencializar a sociedade sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Na véspera, por ocasião da efeméride, Esperança da Costa endereçou aos funcionários do seu gabinete uma mensagem em que apela que o Outubro Rosa seja “um verdadeiro lembrete sobre a necessidade de cuidar da nossa saúde e da saúde de quem amamos”.
Na mensagem, a Vice-Presidente da República afirma que não obstante ser fundamental o autoexame, este recurso não é suficiente para a detecção precoce da doença, não substituindo, deste modo, a mamografia, numa altura em que o diagnóstico precoce continua a ser a chave para o aumento das chances de cura.
A Vice-Presidente lança o repto para o reforço do incentivo, sensibilização e encorajamento à realização de exames periódicos e o autoexame, com vista à promoção da saúde da mulher, eliminando o impacto dos tabus, e contribuindo deste modo para a desmistificação do tema e proporcionar o necessário apoio a todas aquelas que travam a dura batalha do cancro da mama.
A aposição do laço rosa à Esperança da Costa é o corolário da Campanha “Outubro Rosa” nos Órgãos de Apoio a Vice-Presidente da República iniciada um dia antes.
A Campanha, que se prolonga até ao próximo dia 31 de Outubro, propõe-se fortalecer os níveis de sensibilização e mobilizar não só as funcionárias do órgão, mas também as mulheres de Angola, África e do mundo, demonstrando a importância do cuidado com a saúde e do diagnóstico precoce do cancro da mama. FMA/ART