Luanda - Angola e Turquia devem trabalhar no sentido de aumentar o volume de negócios que vem registando um decrescimo nos últimos anos, afirmou hoje, segunda-feira, em Luanda, o embaixador turco em Angola, Mahammet Mustafa Çelik.
Em declarações à imprensa, no final de uma audiência concedida pela presidente da Assembleia Nacional (PAN), Carolina Cerqueira, referiu que apesar das boas relações bilaterais, as trocas comerciais entre os dois países registaram uma redução em torno de 8 milhões de dólares.
Portanto, prosseguiu, há necessidade trabalhar no sentido de galvanizar o crescimento económico entre os dois países.
De acordo com o diplomata, a visita visou abordar as relações bilaterais existentes, bem como tratar de questões técnicas para a visita da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, àquele país europeu, prevista para esse mês a convite do seu homólogo.
“As visitas de cooperação são importantes, não apenas para troca de informações relacionadas às duas instituições, mas para o crescimento de ambas nações”, reforçou.
Mahammet Mustafa Çelik considerou excelentes as relações existentes entre Angola e Turquia e acredita que a primeira visita da presidente do parlamento angolano vai fortalecer ainda mais a cooperação.
Manifestou o interesse do seu país em fortalecer os laços com a Assembleia Nacional de Angola, promovendo iniciativas que impulsionam o intercâmbio.
Os governos de Angola e da Turquia têm envidado esforços no sentido de incrementar a cooperação bilateral nos mais variados domínios, sobretudo, nos sectores nos sectores da Agricultura, Pescas, Assistência aduaneira, Educação, Indústria e Turismo.
Os dois países cooperam nas áreas dos transportes aéreos, defesa, comércio, protecção recíproca de investimentos, mineração e energias renováveis.
Em 2023, o volume da balança comercial das exportações da Turquia para Angola era de 140 milhões de dólares.
Durante os últimos anos, foram realizados vários fóruns com empresas turcas, tanto em Angola como na Turquia, com o foco na cooperação económica.
A Turquia exporta para Angola trigo, máquinas industriais, electrodomésticos, material hospitalar e de saúde, entre outros.
Em sentido inverso há a exportação por Angola de madeira, sucata ferrosa e alumínio.MGM/ART