Ondjiva- O politólogo Ismael Alfredo considerou, quinta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, que a visita do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, a Angola, constitui um marco histórico de cooperação económica e política.
Falando à ANGOP, a propósito da visita do estadista americano, prevista para primeira semana de Dezembro, disse ser a 1ª vez em 31 anos de diplomacia, que um estadista norte-americano visita o país, traduzindo-se no reconhecimento do desempenho de Angola no continente africano.
Segundo o politólogo, para além de ser uma visita histórica é um grande feito do Presidente João Lourenço, que durante a sua vigência conseguiu movimentar um presidente norte-americano.
Realçou que Angola é um aliado certo para alavancar a economia na região da África Austral, onde os investimentos do corredor do Lobito constituem uma rota de exportação para os países encravados como a Zâmbia e RDC.
Ismael Alfredo entende que projectos como o corredor do Lobito poderão surgir para os vários sectores da economia, sendo uma oportunidade de Angola mostrar a sua capacidade e potencial económico para atrair maiores investimentos.
Disse que a expectativa é maior, tendo em conta que os Estados Unidos têm um peso elevado na economia mundial e grande parte das empresas do corredor do Lobito são americanas e estes projecto não beneficia apenas Angola, mas outros países sem costa litoral.
“A delegação americana íntegra para além de altas figuras do estado, jornalistas e empresários, sendo uma oportunidade dos empresários americanos explorarem e conhecerem as potencialidades de Angola, assim como interagirem com a classe empresarial local, “sustentou.
Apesar de ser uma visita em fim de mandato, acrescentou que este feito não perde a sua importância, o fundamental é alavancar a situação económica, melhorar a imagem externa do país e do seu Presidente.
Angola e os EUA mantêm relações políticas e diplomáticas há 31 anos, após o reconhecimento do Estado angolano pela Administração do então Presidente Bill Clinton.FI/LHE/ART