Luanda – O embaixador dos EUA em Angola, Tulinabo Mushingi, afirmou, esta quinta-feira, em Luanda, que a vinda do Presidente Joe Biden a Angola, reflecte o alto nível das relações entre os dois países, pelo que “não é acidental.
Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o diplomata afirmou que a primeira visita de um Presidente norte-americano a Angola está relacionada com o volume de investimento que o seu país leva a cabo para o crescimento da economia angolana.
Disse tratar-se de 30 anos de relação diplomática e que os EUA vão continuar focados na prosperidade, segurança e na boa governação dos angolanos.
Referiu-se ainda sobre a continuidade do investimento no sector da saúde, bem como a promoção da melhoria do ambiente de negócios, entre outras iniciativas.
Falou também dos investimentos que atraíram e têm atraído os empresários americanos a Angola, fazendo menção à implantação da operadora de telefonia móvel Africell e do projecto do Corredor do Lobito.
Avançou a atracção de investimentos para a digitalização dos serviços da Rádio Nacional de Angola (RNA) e da TAAG, para ombrear com outras da região Austral de África e a construção de pontes metálicas.
No capítulo da segurança, disse que vão continuar a apoiar os esforços de Angola para manter a estabilidade nacional e a liderança regional, mostrando-se satisfeito com o papel que está a desempenhar para pôr fim ao conflito armado no leste da República Democrática do Congo (RDC).
Ainda no capítulo da segurança, informou que está em curso um plano de apoio à contínua modernização das Forças Armadas Angolanas (FAA), em equipamento, treinamento e formação.
Em relação à democracia, adiantou que vão junto, das instituições, continuar a transmitir a experiência dos Estados Unidos sobre liberdade de imprensa, autarquias, direitos humanos, cabendo aos angolanos decidirem a trajectória democrática.
Cumprimentos de despedida
Por outro lado, o embaixador Tulinabo Mushingi, em fim de missão, apresentou cumprimentos de despedida à presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Aproveitou o momento para enaltecer o empenho pessoal da líder da AN, que na legislatura passada, implementou uma nova dinâmica na “casa das leis”, que permitiu a aprovação de mais de 20 diplomas.
Enalteceu, igualmente, a “excelente” relação de trabalho que tem mantido com os deputados dos partidos da oposição.LDN/ART