Luanda – O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, manifestou, esta quarta-feira, a convicção de que com a visita Presidente norte-americano, Joe Biden, a cooperação entre Angola e os Estados Unidos da América atingiu o ponto mais alto da sua história ao longo dos 31 anos de relações.
Francisco Furtado manifestou a convicção durante a reunião de balanço do Grupo Técnico da Comissão Organizadora da visita do Presidente norte-americano, ocorrido de 2 a 4 deste mês, referindo que veio cimentar não apenas as excelentes relações existente, mas acima de tudo abrir um novo capítulo no desenvolvimento de programas de cooperação de investimentos que deverão ser mútuos.
De acordo com responsável, deve-se aproveitar o máximo não apenas no âmbito do desenvolvimento do projecto do Corredor do Lobito, mas acima tudo da segurança alimentar, segurança transatlântico do Golfo da Guiné, como também para o incremento da cooperação entre as FAA e os distintos órgãos de segurança dos EUA.
De igual modo, prosseguiu, deve-se aproveitar o máximo para poder assegurar melhor a interacção entre os distintos serviços, Forças Armadas, Ministério da Defesa, do Interior, dos Serviços de Informação, Segurança e Inteligência para poder consolidar os processos de garantia de segurança do país e assim dar também garantia e estabilidade para os investidores.
Relativamente ao asseguramento, disse que o trabalho realizado pelo grupo técnico, composto por mais de 30 especialistas de cada uma das áreas, foi fundamental para que pudessem traçar programas e projectos de asseguramento que permitiu alcançar um nível de organização, disciplina e coesão que foi notório e bem salientado pelas autoridades americanas durante a fase de preparação e realização da visita. MGM/SC