Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

VIII congresso prepara MPLA para novos desafios

     Política              
  • Luanda • Quarta, 08 Dezembro de 2021 | 21h40
Bandeira do MPLA
Bandeira do MPLA
ANGOP

Luanda – O VIII congresso ordinário do MPLA, que inicia esta quinta-feira, em Luanda, com cerca de dois mil e 800 delegados, visa preparar o partido para as eleições gerais do próximo ano.

De acordo com o artigo 70 do seu estatuto, o congresso do MPLA é o órgão supremo do partido, a quem incumbe apreciar e definir as suas linhas gerais de política nacional e internacional, que orienta a acção e a actividade das suas estruturas e dos seus militantes, bem como das suas organizações sociais e associadas.

A par da estratégia eleitoral, o congresso visa igualmente alterar documentos internos, como o programa e os estatutos, assim como eleger o presidente do partido e o comité central, além de aprovar moções estratégicas e outros instrumentos fundamentais sobre a vida do MPLA e do país.

MPLA já realizou 14 congressos

No seu primeiro congresso, realizado de 04 a 10 de Dezembro de 1977, foi reafirmada a liderança do saudoso presidente António Agostinho Neto e houve mudança de designação passando a MPLA-Partido do Trabalho.

De 17 a 23 de Dezembro de 1980 realizou-se o primeiro Congresso Extraordinário do MPLA-PT, que confirmou na liderança  José Eduardo dos Santos e decidiu instaurar no país a Assembleia do Povo, primeiro parlamento angolano, e as Assembleias Populares Provinciais, primeiro ensaio de autarquias.

O segundo Congresso Ordinário do MPLA realizou-se em 1985, sublinhando a necessidade de se elevar a formação política e ideológica dos seus membros e a melhoria da capacidade de direcção dos seus quadros.

Em 1990, ocorreu o terceiro Congresso Ordinário, cuja principal decisão foi a adopção dos princípios de preparação do país para o multipartidarismo e economia de mercado, face às transformações políticas, económicas e sociais que estavam a acontecer em quase todo o mundo, entre as quais destacavam-se a queda do Muro de Berlim e o fim da guerra fria.

O segundo Congresso Extraordinário, realizado em Abril de 1991, abriu o partido à entrada de militantes de várias sensibilidades, enquanto o terceiro Extraordinário, ocorrido em Maio de 1992, mudou a designação para apenas MPLA, retirando o apêndice partido do trabalho, com a exortação de “reunificação da família MPLA".

De 05 a 10 de Dezembro de 1998, realizou-se o quarto Congresso Ordinário, sob o lema "MPLA - Firme, rumo ao século XXI", que clarificou o socialismo democrático como a base ideológica do partido. 

O quinto Congresso Ordinário realizou-se de 06 a 09 de Dezembro de 2003, enquanto o sexto ocorreu de 07 a 10 de Dezembro de 2009, altura em que o partido reorientou a sua polítrica a uma maior participação na vida do país, em prol da satisfação dos interesses legítimos do povo angolano.

Já o quarto Congresso Extraordinário, realizado de 29 a 30 de Abril de 2011, decorreu sob o lema "MPLA - Mais Democracia, Mais Desenvolvimento", visou engajar todos os militantes na preparação e participação nas eleições gerais de Agosto de 2012, enquanto o quinto Extraordinário realizou-se em Dezembro de 2014.

No sétimo Congresso Ordinário, João Lourenço foi eleito vice-presidente do MPLA e cabeça de lista às eleições gerais de Agosto de 2017.

No sexto Congresso Extraordinário, realizado em 2018, João Lourenço é eleito presidente do MPLA, em substituição de José Eduardo dos Santos, que dirigiu o partido desde 1979, depois da morte, por doença, de António Agostinho Neto.

Em Junho de 2019, realizou-se o sétimo Congresso Extraordinário, que reafirmou o combate à corrupção, ao nepotismo, à bajulação e à impunidade, que se implantou no país nos últimos anos.

O MPLA foi fundado a 10 de Dezembro de 1956.





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+