Hanói (Do Enviado Especial) - Uma delegação do MPLA, liderada pelo secretário do Bureau Político (BP) para as Relações Internacionais (RI), Manuel Augusto, chegou esta segunda-feira (19) a Hanói, para o estreitamento das relações com o Partido Comunista do Vietnam (PCV).
A visita da comitiva do MPLA, no poder em Angola, surge na sequência da recente deslocação ao país de uma delegação de alto nível do PCV, chefiada pelo secretário do Comité Central e de Propaganda desta formação política que governa o Vietname, Nguyen Trong Nghia.
Em Luanda, as duas formações, que completarão 50 anos de cooperação bilateral em 2025, debateram o futuro das relações no âmbito partidário.
Na capital vietnamita, a delegação do MPLA deverá, entre outras actividades, visitar o Mausoléu do Presidente Ho Chi Minh, as instalações dos ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Educação e Formação e a Academia Diplomática, bem como manterá encontros com altas entidades do PCV.
Integram a comitiva a secretária do BP para a Política Económica, Maria Idalina Valente, a secretária para as Relações Internacionais do Comité Nacional da OMA, Maria Augusta Leonel Correia, o presidente do Conselho de Administração da GEFI, Alberto Jorge de Jesus Mendes, e o director do Departamento de Relações Internacionais, Maquento Sebastião Lopes.
Angola e o Vietname estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975 e, três meses depois, assinaram o Acordo Geral de Cooperação, que serviu de base para a abertura de vários protocolos nas áreas social, económica e técnico-científica. MR/ADR