Luanda - A vice-presidente da República, Esperança da Costa, exortou, esta quinta-feira, as instituições de ensino a adoptarem medidas preventivas e de intervenção para garantir um ambiente seguro e inclusivo, propício ao aprendizado e ao diálogo aberto e permanente.
Esperança da Costa falava na abertura da 8ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia e da 3ª Feira de Ideias, Inovações e Empreendedorismo de Base Tecnológica.
Na ocasião, a vice-presidente manifestou repúdio à violência física, psicológica, sexual, emocional, à discriminação e práticas negativas “revestidas” de bullying, tendo referido que o evento coincide com o período dos 16 dias de activismo sobre a violência contra a mulher.
Considerou ser “hora de parar e abraçar acções que edificam e respeitam a diversidade e o espaço do outro”.
Esperança da Costa exprimiu ainda palavras de alento e solidariedade para com as vítimas das chuvas.
“Às vítimas da chuva, neste momento de dificuldade e infortúnio, expressamos a nossa profunda solidariedade, cientes da situação crítica que inúmeras famílias têm vindo a viver, cujos danos materiais, emocionais e, infelizmente, perdas de ente queridos são assinaláveis”, referiu.
Iniciada a 25 deste mês, a campanha “16 dias de activismo pelo fim da violência contra a mulher” termina no dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. JFS/VC