Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vice-Presidente solidariza-se com doentes oncológicos

     Política              
  • Luanda • Sábado, 24 Dezembro de 2022 | 14h26
Vice-Presidente da República, Esperança  Costa
Vice-Presidente da República, Esperança Costa
António Escrivão

Luanda – A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, solidarizou-se, este sábado (24), com os doentes oncológicos no país, durante uma visita efectuada ao Instituto Angolano de Controlo do Câncer (IACC), em Luanda.

Nas instalações, que, de acordo com a direcção, possui uma média de atendimento diário de entre 300 e 500 casos, Esperança da Costa recebeu explicações sobre os trabalhos de ampliação e apetrechamento do seu bloco operatório, e as áreas que o integram,  e do departamento de radioterapia, bem como visitou a área pediátrica.

Em declarações à imprensa, no final da visita, a Vice-Presidente da República salientou o facto de as estatísticas mostrarem, a nível mundial, que a questão do cancro, em termos de causa de morte, é uma das principais.

“Em Angola, infelizmente, também não é diferente com as nossas estatísticas, de Janeiro a Outubro, a registarem cerca de mil e 172 novos caso, o que é bastante preocupante”, disse.

“Levando em conta que as condições para o atendimento não eram as mais adequadas, o Presidente da República, João Lourenço, decidiu que deveríamos fazer uma nova intervenção nesta unidade (...) com um bloco operatório que, de facto, pudesse dar melhores condições de trabalho e ferramentas para, de forma efectiva, obter-se melhores resultados”, acrescentou. 

Referiu-se ainda ao facto de, nesta unidade, estarem internados vários doentes, com realce para as crianças, pelo que o Executivo irá continuar a olhar com mais atenção, bem como a dirigir  mais esforços para acudir muitas situações que ainda permanecem.

Por outro lado, ressaltou o facto de estar a ser erguido um novo edifício, no perímetro da instituição, que vai conter todas as estruturas laboratoriais para facilitar o diagnóstico, bem como serão intensificadas as acções de prevenção, pelo facto de a taxa de morte ser ainda elevada, devido, sobretudo, ao desconhecimento da população.

“O ministério da Saúde trabalhou, em Outubro e Novembro, em várias acções de sensibilização relativamente aos cancros da mama e da próstata, que, adicionadas ao cancro do útero, são as que possuem as taxas de prevalência mais elevadas e de mortalidade.

Por outro, disse a Vice-Presidente, o Executivo vai continuar também a canalizar esforços para o novo hospital Oncológico Nacional, a ser erguido nas imediações do hospital Dom Alexandre do Nascimento.

Por sua vez, o director do Instituto Angolano de Controlo do Câncer (IACC), Fernando Miguel,  salientou o facto de os investimentos efectuados pelo Executivo, sobretudo no que toca ao novo bloco operatório e à área de radioterapia, permitirem uma viragem “brusca” na melhoria da qualidade de atendimento na instituição.

 Fernando Miguel disse que há muito que se impunha maiores investimentos nestas áreas, ganhando agora a instituição um bloco operatório moderno, melhoria nos cuidados intensivo, recobro e internamento em melhores condições.

“Com este estímulo estamos agora mais preparados para enfrentar os desafios que esta doença apresenta”, disse.

No entanto, ressaltou a necessidade de o país continuar a fazer um esforço, cada vez maior  quer ao nível da formação de quadros, quer da  aquisição de equipamentos e tecnologias, quer no domínio da prevenção.

No final da vista a Vice-presidente da República, Esperança da Costa, ofereceu duas ambulâncias e um mini-autocarro à instituição, no sentido de facilitar os serviços de apoio.

Estiveram igualmente presentes nesta deslocação da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ao Instituto Angolano de Controlo do Câncer (IACC), a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, as ministras da Saúde, Sílvia Lutucuta, e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento Neto, entre outros responsáveis.





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+