Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu em audiência, terça-feira, em Luanda, a líder da Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP) - União Europeia (UE), Ana Rita Sithole.
À saída da audiência, Ana Rita Sithole enaltaceu aposta de Angola nas mulheres para cargos de decisão no aparelho de Estado e órgãos de soberania, como forma de o país alcançar rapidamente a paridade de género.
De igual modo, disse ser necessário que se continue a trabalhar com as jovens raparigas de forma a incentiva-las ao emponderamento feminino.
Na ocasião, agradeceu ao Presidente João Lourenço que anuiu a realização, na capital angolana, da 64.ª da Assembleia Parlamentar da OEACP e a constituição da 1ª Sessão da OEACP-UE, no âmbito do Acordo de Samoa.
A líder da Assembleia Parlamentar da OEACP adiantou que, durante o encontro, passaram em revista, entre outros assuntos, aspectos atinentes à 1.ª Sessão Parlamentar Paritária da organização.
Acrescentou ainda que capital angolana esta acolher hoje a 1.ª Sessão Parlamentar Paritária OEACP - União Europeia, que está a dar destaque ao Acordo de Samoa, que define o novo quadro geral de relação entre estas regiões, abrangendo seis domínios prioritários, nomeadamente a democracia e os direitos humanos, desenvolvimento e crescimento económico sustentável, alterações climáticas, desenvolvimento humano e social, paz, segurança e migração e mobilidade.
A Assembleia Parlamentar Paritária da OEACP-UE é co-presidida, do lado Europeu, por Carlos Zorrinho, eurodeputado português, e, do lado da OEACP, por Anita Rita Sithole, deputada moçambicana.
A OEACP reúne cerca de 1,5 mil milhões de pessoas de três continentes e 79 países, sendo 48 da África Subsariana, 16 das Caraíbas e 15 do Pacífico, o que torna esta organização uma força significativa no concerto das nações. FMA/SC