Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Vice-Presidente realça compromisso do Executivo com a protecção social das famílias

     Política              
  • Luanda • Quarta, 15 Maio de 2024 | 17h11
Vice-Presidente, Esperança da Costa preside 25ª Sessão do Conselho Nacional da Família
Vice-Presidente, Esperança da Costa preside 25ª Sessão do Conselho Nacional da Família
Joaquina Bento - ANGOP

Luanda- A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa , destacou, esta quarta-feira, em Luanda, a atenção do Executivo na protecção social de base , inclusão de grupos sociais em situação de vulnerabilidade, em observância da agenda África 2063 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 .

Esperança da Costa falava na cerimónia alusiva ao Dia Internacional da Família, que hoje se assinala,  foi prestigiada pela primeira dama da República, Ana Dias Lourenço, e membros do Executivo.

Frisou que a atenção do Executivo enquadra-se no compromisso “não deixar ninguém para trás”, tendo sublinhado que em Angola a família é objecto de protecção especial do Estado, apesar das condições adversas, no plano internacional e nacional.


Afirmou que o Governo angolano entende que há necessidade permanente de cuidado em relação ao actual estado da sociedade , sendo motivo de implementação de diversas políticas e programas com o objectivo de devolver dignidade às famílias.

De acordo com a Vice-Presidente, o país vive um momento de reformas profundas, consubstanciada numa estratégia de gestão sustentável dos seus recursos naturais, da diversificação da estrutura económica nacional em prol do desenvolvimento,  estabilidade e a coesão social.
 

Para tal, destacou o programa de fortalecimento da Protecção social ”Kwenda”, que visa reforçar a capacidade do sector de protecção social para implementar medidas de mitigação da pobreza, de curto e médio prazo, com transferências monetárias às famílias residentes nas áreas rurais, principalmente.
 

Referiu que o programa já abrangeu as populações de 94 municípios, 328 comunas e 15,375 aldeias de todo o País, tendo alargado a base de dados para cerca de quatro milhões de pessoas com diferentes categorias de vulnerabilidade.


“ Realçamos ainda o Programa de Valorização da Família e Reforço das Competências Familiares, que está alinhado ao Programa Nacional de Resgate de Valores Morais e Cívicos, no âmbito do “Projecto Jango de Valores”, onde são desenvolvidas várias acções de sensibilização”, realçou.

Destacou também a reabilitação e construção de mais de 70 Centros da Acção Social Integrados (CASI), onde são cadastradas as famílias em situação de vulnerabilidade.

A estes projectos, Esperança da Costa frisou que juntam-se os programas de Reconversão da Economia Informal, Agro-jovem e de Aceleração de Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar recentemente aprovado, que dá prioridade a transformação da agricultura, visando a melhoria dos níveis nutricional, aumentar o número de empregos, elevar o rendimento das famílias,  a produtividade e o crescimento económico.


Durante o encontro foram abordados vários temas como o aproveitamento do dividendo demográfico para o desenvolvimento sustentável, a consciencialização familiar sobre o espaçamento reprodutivo, como foco nos benefícios para a saúde da mulher, assim como o fomento da paridade de género no acesso e conclusão da educação.

O Conselho Nacional da Família acontece anualmente, no âmbito do 15 de Maio, Dia Internacional da Família, que foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de destacar a importância da família na construção de sociedades seguras, harmoniosas e devidamente estruturadas.

Em Angola, a data começou a ser comemorada desde a criação do Ministério da Família em Setembro de 1997.

Reconhecimento

Durante a 25ª Sessão do Conselho Nacional da Família foram entregues, pela primeira vez, os denominados “Troféus da Família” a Joana Lina, pelos esforços que empreendeu em prol da família quando ministra do sector e a Ana Paula do Sacramento Neto, na qualidade de actual ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Foi igualmente distinguida, Rufina Ramos da Cruz, enquanto activista social desde os 16 anos de idade, e mentora dos direitos à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes.  FMA/ART





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+