Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, participa de 05 a 09 deste mês, em Doha, capital do Qatar, na 5ª Conferência das Nações Unidas sobre os Países Menos Desenvolvidos (PMD).
Segundo nota de do Gabinete de Comunicação Institutcional e Imprensa dos Órgãos de Apoio a que a ANGOP teve acesso, a conferência constitui uma oportunidade para acelerar o processo de desenvolvimento sustentável dos PMD.
Segundo a nota, durante cinco dias, Chefes de Estado e de Governo vão reunir com o sector privado, sociedade civil, parlamentares e jovens para apresentar novas ideias, redefinir apoios e estimular o cumprimento dos compromissos acordados por meio do Programa de Acção de Doha.
Numa conferência em que se esperam anúncios de iniciativas específicas e resultados concretos para os desafios específicos dos PMD, estão previstas sessões plenárias, mesas redondas temáticas de alto nível e eventos paralelos, alguns dedicados ao sector privado, jovens, parlamentares, à cooperação Sul-Sul, investimentos em bem-estar social, comércio, integração, alterações climáticas e pandemia.
A delegação é ainda integrada pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Augusto Caetano João, a ministra do Ambiente, Ana Paula Chantre Luna de Carvalho, o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, o Embaixador de Angola no Qatar, António Coelho Ramos da Cruz, representantes da Casa Civil do Presidente da República, da Assembleia Nacional, de empresas públicas angolanas e da sociedade civil. VM