Luanda - Mil e 200 cidadãos, residentes no município de Icolo e Bengo, beneficiam, desde 2018, do projecto comunidade sustentável, na aldeia de Camizungo, visitado, hoje, pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
Entre os beneficiários do projecto, apreciado esta sexta-feira pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, estão 30 crianças acolhidas pelo orfanato Casa do Amor.
O projecto permitiu a instalação de equipamentos sociais, como fontanário, escola primária e secundária, com capacidade para 650 alunos, cozinha comunitária com capacidade para mais de 800 refeições/dia, posto médico com capacidade de atendimento de 250 pessoas por semana.
Consta ainda um centro de eventos e formação, com capacidade de até 400 pessoas, e um centro polidesportivo com campo sintético profissional, com balneário.
No final da visita, a Vice-Presidente da República frisou que o projecto apresenta varias valências e pode ser usado como uma réplica para outras regiões, conforme as necessidades.
Referiu que se vai Introduzir, no projecto, a proteína animal, para melhorar a dieta alimentar e nutricional da comunidade e direccionar maior apoio na aprendizagem, para melhoria do processo docente educativo na região.
Segundo Esperança da Costa, os departamentos ministeriais e as administrações locais devem estar presentes neste projecto.
O projecto iniciou em 2018, numa iniciativa da ONG ATOS, visando desenvolver acções para transformar o meio numa “comunidade auto-sustentável”, tornando-a capaz de colocar os seus membros como partícipes do processo de construção.
O objectivo é também tornar a comunidade mais participativa, inclusiva e a par do seu processo de crescimento, necessidades e desafios.
Ao longo da visita, Esperança da Costa interagiu com a comunidade, composta por mais de oitocentos habitantes, para se inteirar da sua realidade.
A aldeia de Camizungo está localizada na comuna de Catete, município de Icolo e Bengo, a cerca de 60 quilómetros do centro da cidade de Luanda.