Icolo e Bengo – Noventa e cinco jovens do bairro Camizungo, município do Icolo e Bengo, província de Luanda, receberam esta sexta-feira, da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, kits profissionais, visando a promoção do auto-emprego e melhoria das condições de vida das famílias.
Trata-se de equipamentos de agricultura, mototaxi, corte e costura, barbearia, cabeleireiro, manicure e pedicure, culinária, pastelaria, carpintaria, serralharia, pedreiro, canalizador e pintor.
A governante procedeu à entrega dos kits aos jovens do Camizungo quando visitava empreendimentos sociais da ONG ATOS, entre outros, habitações ecológicas para camponeses, posto de saúde, escola, cozinha comunitária, campo com relva sintética e fontanário.
Esperança da Costa visitou demoradamente todas as infra-estruturas e recebeu explicações sobre o que está feito, o que há ainda por fazer.
Iniciado em 2018, o projecto sobrevive de doações e está de forma paulatina a substituir, gratuitamente, casebres de chapas por casas feitas de blocos ecológicos, dando maior dignidade aos camponeses.
Os jovens mostraram-se felizes e garantem ter, doravante, melhores condições de vida para as suas famílias.
Zilda Lopes, uma das beneficiárias de um kit de corte e costura garante que dará emprego a mais duas pessoas para facilitar o trabalho.
Magda Carvalho recebeu material de pastelaria e disse estar confiante num bom negócio pelo que agradece o governo por apoiar os jovens.
“Eu não contava que um dia uma governante viesse até aqui às lavras. Estou muito feliz e grata pela oferta. A partir de hoje, a minha vida vai mudar, tenho a certeza”, disse a jovem mãe.
Para o jovem Mário Domingos, o seu kit de agricultura vai facilitar na lavoura do seu campo de milho, enquanto outro beneficiário, Francisco João assegura que vai abrir uma barbearia e empregar mais jovens.
Durante a visita, Esperança da Costa interagiu com a comunidade, composta por mais de oitocentos habitantes, para se inteirar da sua realidade.
O bairro Camizungo está situado a aproximadamente um quilómetro da Estrada Nacional 230, sentido Catete/Luanda, adjacente à entrada do bairro Mazozo. Existe há mais de 15 anos e é habitado por camponeses de Catete, e provenientes das províncias de Malanje e cuanzas Norte e Sul.
Município de Icolo e Bengo, que dista 62 quilómetros da cidade de Luanda, com 131.268 habitantes, comporta as comunas de Bom Jesus, Catete, Cabiri, Cassoneca e Caculo Cahango. A população tem a agricultura como principal actividade económica.