Ancara- A Vice-Presidente da República, Esperança Costa, chegou, na noite de sexta-feira, à cidade de Ancara, Turquia, para a cerimónia de investidura do presidente reeleito deste país, Recep Erdogan.
No aeroporto Internacional de Esenbonğa, Esperança Costa, que representa o Presidente angolano, João Lourenço, foi recebida pelo Embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, e pela Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.
A cerimónia de investidura terá lugar este sabádo, no Palácio Presidencial, seguido de um jantar oficial, no Palácio Çankaya, na presença de altos dignatários covidados.
Recep Tayyip Erdogan foi reeleito domingo último (28), na segunda volta das eleições presidenciais, para um novo mandato de cinco anos.
O Presidente reeleito conquistou a vitória com 52,54% dos votos, contra 47,9% do social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, num sufrágio que contou com cerca de 64 milhões de eleitores. Na primeira volta, a adesão às urnas foi de 93,6%.
O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), que apoia Erdogan, já tinha conquistado a maioria absoluta nas Legislativas, ocorridas no mesmo dia da primeira volta das Presidenciais, ao conquistar 325 dos 600 assentos parlamentares.
A segunda volta contou com os dois candidatos mais votados na primeira (Erdogan, que arrecadou 49,51% dos votos, e Kemal Kiliçdaroglu, principal opositor e líder do Partido Republicano do Povo e de uma coligação de seis partidos, com 44,88%).
A Turquia tem cerca de 85 milhões de habitantes e mais de 61 milhões de eleitores inscritos, num processo em que o voto é obrigatório.
Relação com África
A reeleição de Erdogan ocorre num contexto complexo para a Turquia, que continua a intensificar, de forma gradual, os laços políticos e económicos com os países africanos, particularmente os da África Subsaariana, processo iniciado nos últimos 16 anos.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia, "as relações com África constituem uma das principais orientações da política externa turca".
Nos últimos 10 anos, por exemplo, a presença diplomática turca no continente quase quadruplicou, quando, em 2009, só havia 12 embaixadas turcas em toda África.
Dados disponíveis apontam que este número aumentou para 42, no ano de 2019. O país tem acordos de cooperação económica com pelo menos 47 dos 55 países africanos.
O volume comercial da Turquia com a África subsariana aumentou de mil milhões de dólares (834.000 milhões de euros) em 2002 para 7,6 mil milhões de dólares em 2019.
Dados indicam que, nos últimos 18 anos, a Turquia aumentou a sua presença em África e investiu perto de 100 milhões de dólares americanos, em 2003, e cerca de USD 6,5 biliões em investimento directo, em 2021.
No período de 2003 a 2019, o comércio com África aumentou cerca de cinco vezes, sendo que 51 cidades africanas são agora servidas pela Turkish Airlines.
O volume de comércio entre a África e a Turquia cresceu em 5,4 mil milhões de dólares em 2019, para 26,2 mil milhões de dólares, segundo números do 3º Fórum Económico e de Negócios entre as partes realizado, na altura, por vídeo-conferência.
No caso concreto de Angola, até 2021, tinha registado cerca de USD 200 milhões em investimentos de origem turca, com destaque para os sectores da mineração e siderurgia.
Angola e a Turquia marcaram o novo impulso e aprofundamento das suas relações de cooperação bilaterais, com as visitas do Chefe de Estado de Angola à Turquia e do seu homólogo turco a Angola, que culminaram com a assinatura de vários Acordos e Memorandos de Entendimento nos mais variados domínios.
Os dois Chefe de Estado comprometeram-se na ocasião em duplicar o fluxo das trocas comercias nos próximos anos, aspirando a meta dos quinhentos milhões de dólares anuais, atráves de parcerias mutuamente vantajosas.FMA/VM