Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu hoje, em audiência, o Rei Ngola Kiluanji Kia-Samba “Buba Nvula Dala Mana”, para abordar questões sobre o reino e situações sociais da província de Malanje.
Em declaração à imprensa, após a audiência, o Rei Ngola Kiluanji Kia-Samba disse ter levado à sede do partido no poder as preocupações ligadas à província de Malanje, com destaque para o mau estado das vias de acesso que ligam as sedes provincial e municipais ao interior, bem como da saúde, educação e escoamento de produtos.
O Rei diz ter apresentado igualmente à vice-presidente do MPLA preocupações relacionadas com a maioria dos jovens de Malanje, pelo facto de uns terminarem o ensino médio e outros o superior, mas debaterem-se com a existência de uma grande dificuldade na obtenção de emprego.
Segundo o soberano, outra preocupação apresentada está relacionada com o facto de a província não possuir uma Centralidade, quando existem municípios no país com centralidades.
Por outro lado, fez ainda menção ao facto de os agricultores necessitarem de meios, como tractores, para que as associações conseguirem organizar melhor o sector produtivo da província.
Ainda no domínio económico, frisou que Malanje, apesar de possuir diamante, tem dificuldades de extrai-los por falta de estrada e máquinas apropriadas.
Lamentou o estado em que se encontram os túmulos do soberano Ngola Kiluanji e da Rainha Njinga Mbandi, localizados no município de Marimba, bem como do deficiente relacionamento com as autoridades tradicionais.
Numa outra audiência, Luísa Damião recebeu o reverendo Luís Nguimbi, que é actualmente conselheiro do Presidente da República, João Lourenço.
Aos jornalistas o reverendo disse tratar-se de uma visita de cortesia, depois do pleito eleitoral de 24 de Agosto último.
Segundo o mesmo, a abordagem centrou-se na colaboração nas áreas específicas de domínio social, uma vez que se deve desenvolver um trabalho maior neste sentido.