Ramiros - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, manteve esta sexta-feira, em Luanda, um encontro de cortesia com a embaixadora do Burundi em Angola, Evelyne Butoiy com a qual abordou, entre outros, assuntos ligados a cooperação e emponderamento feminino.
O encontro que teve lugar nas instalações do Complexo Futungo 2, município de Belas, serviu ainda para as interlocutoras falarem sobre a educação, saúde, transportes, energia, petróleo e gás.
No final do encontro, em declarações à imprensa, Evelyne Butoiy disse que o seu país pretende elevar os níveis de cooperação com Angola nos vários domínios.
Angola e o Burundi, países membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), têm rubricado um acordo geral de cooperação económica, técnico científico e cultural, bem como sobre consultas políticas e diplomáticas regulares.
Na passada quarta-feira, o Presidente da República, João Lourenço, acreditou Evelyne Butoiy como embaixadora não residente do Burundi em Angola.
Evelyne Butoiy é jornalista de profissão e possui uma vasta experiência na área da comunicação social no seu país e ocupou vários cargos no governo burundês.
O Burundi é um país encravado entre Rwanda a norte, Tanzânia a leste e a sul a República Democrática do Congo. Tem como capital a cidade de Bujumbura. Tornou-se independente do Reino da Bélgica em 1962. AKA/VIC