Luanda – A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, rendeu homenagem, esta sexta-feira, a membro do Comité Central desta formação política e antiga deputada, Mariana Paulo André, falecida em Luanda, na última terça-feira, vítima de doença e que foi sepultada hoje.
No livro de condolências, Luísa Damião expressou, em nome do MPLA, seus sentimentos de pesar à família da malograda, tendo destacado seu legado como militante dedicada, médica e deputada comprometida. Lembrou “Mariana como uma mulher resiliente que defendia causas nobres com altruísmo e humanismo”.
Numa mensagem lida por um representante do partido, a vice-presidente ressaltou a profunda tristeza pela perda de uma militante intrépida e dirigente comprometida do MPLA, reconhecida por sua dedicação e zelo nas missões que lhe foram confiadas.
Mariana Paulo André participou nas II, III e IV legislaturas, pertenceu às 7ª e 8ª Comissões de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, tendo sido ainda vice-presidente da Comissão de Família, Infância e Acção Social, vice-presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares e primeira secretária do Grupo Parlamentar do MPLA.
Como médica, com um mestrado em Gestão de Saúde, dedicou a sua vida ao bem-estar do próximo, colocando sempre a saúde e a dignidade humana em primeiro lugar.
Mariana Paulo André foi chefe de serviço de Anestesiologia dos blocos operatórios dos hospitais Américo Boavida e Josina Machel e da Clínica Sagrada Esperança.
Foi também segunda secretária do Comité de Especialidade dos Médicos do Comité Provincial desta formação política em Luanda e a segunda figura da Ordem dos Médicos de Angola.
Mariana Paulo André nasceu em 12 de Dezembro de 1956 e ingressou no MPLA em 1975. LDN/SC