Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, rendeu, esta quarta-feira, em Luanda, homenagem ao Papa emérito Bento XVI, falecido sábado (31), no mosteiro Mater Ecclesiae, em Roma, aos 95 anos de idade, vítima de doença.
No livro de condolências, exposto na Nunciatura Apostólica, Esperança da Costa, enalteceu as qualidades do Papa emérito Bento XVI como “humanista e defensor da fé, guardião e homem de amor”.
A Vice-Presidente lembrou o carinho especial que o Papa emérito demonstrou durante a visita efectuada a Angola, em 2009, durante a qual incentivou a juventude à busca permanente para o desenvolvimento do país.
A governante relembrou o apelo feito pelo religioso aos angolanos no sentido de manter a paz e a reconciliação nacional.
Presente na homenagem, o governador de Luanda, Manuel Homem, sublinhou o facto de o Papa emérito ter sido um promotor do diálogo entre os homens, como meio para resolver os conflitos.
No quadro das homenagens, a secretária de Estado para as Relações Exteriores escreveu, terça-feira, no livro de condolência que o Papa Bento XVI foi um bom combatente pela fé, civilização do amor e pelos valores cristãos.
Joseph Ratzinger, que foi Papa entre 2005 e 2013, nasceu em 1927 em Marktl am Inn, na diocese alemã de Passau, tornando-se no primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos e um representante da linha mais dogmática da Igreja.