Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, esta quarta-feira, em Luanda, a chefe da Delegação da União Europeia (UE) em Angola, Rosário Bento Pais, com quem abordou o reforço da parceria estratégica, nas áreas das alterações climáticas e da segurança regional.
À saída do encontro, a diplomata disse que explicou à sua interlocutora que no sector do ambiente existem acordos bem avançados, como nas áreas protegidas ao longo do Corredor do Lobito, assinados em Fevereiro e avaliados em 45 milhões de dólares.
Apontou a economia circular, relacionada com o tratamento dos resíduos sólidos da capital do país e arredores, bem como a reciclagem à volta dos mesmos, em particular o plástico, ressaltando ainda a economia azul com a pesca sustentável, de apoio à tradicional e a protecção da biodiversidade marinha.
Rosário Bento Pais referiu que existem vários projectos em curso, além dos relacionados com o Corredor do Lobito, no interior do país, acordados com organizações da sociedade civil.
Como prova, apresentou a sensibilização junto das populações sobre o papel de cada cidadão, ou enquanto consumidor, no uso de plástico, assim como o uso correcto da água.
Fruto das relações bilaterais excelentes entre a República de Angola e a União Europeia, quatro novos projectos, nos domínios da economia azul, economia circular, sociedade civil, justiça e governança estão em curso, além de, entre outros, prestar apoio à formalização da economia angolana.
O referido financiamento será desembolsado até 2027 e está enquadrado no Programa Indicativo Plurianual da Ajuda para a Cooperação e o Desenvolvimento da UE durante o período 2021-2027, através do Instrumento de Vizinhança, de Cooperação para o Desenvolvimento.
O programa foi aprovado pela Comissão Europeia em Dezembro de 2021 e abrange os domínios prioritários da diversificação da economia sustentável, governação transparente, responsável e eficaz, bem como no desenvolvimento humano. JAM/VIC/ADR