Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, preside, terça-feira, em Luanda, a 9ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Águas (CNA), que, entre outros assuntos, vai apreciar a Estratégia de Protecção e Preservação de Nascentes dos Principais Rios do País.
De acordo com uma nota de imprensa a que à ANGOP teve hoje acesso, o projecto de inventariação das barragens, o cadastro nacional dos recursos hídricos, a criação da entidade de gestão do canal do Cafu, o programa de saneamento básico liderado pela comunidade e escolas, fazem parte da agenda de trabalhos.
O CNA vai igualmente analisar o processo de dessalinização por destilação da água para abastecimento das comunidades do Mussulo.
Criado pelo Decreto Presidencial nº 76/17, de 20 de Abril, o Conselho Nacional de Águas é um órgão permanente consultivo do Titular do Poder Executivo, de coordenação e articulação entre os diferentes Departamentos Ministeriais ligados ao planeamento, gestão e utilização dos recursos hídricos, no contexto das bacias hidrográficas, quer nacionais, quer compartilhadas pelo estado angolano, incluindo os utilizadores de recursos hídricos e as comunidades locais. FMA/ART