Mbanza Kongo – A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, afirmou, quarta-feira, em Mbanza Kongo, que o futuro Hospital Geral do Zaire, em construção nesta cidade, trará benefícios enormes à população, pelos diversificados serviços previstos.
Ao fazer o balanço da sua visita de trabalho de 48 horas ao Zaire, Esperança da Costa disse tratar-se de uma obra em pleno desenvolvimento, um hospital de referência que contará com meios de diagnóstico diferenciados para prestar melhor serviço à população.
O Hospital Regional do Zaire terá quatro salas para cirurgias e seis enfermarias, devendo prestar serviços em fisioterapia, hemodiálise, imagiologia, cuidados neonatais, pediatria, maternidade e diagnóstico terapéutico, entre outros.
Em declarações à imprensa, após visita de constatação às obras do referido hospital, a Vice-Presidente da República afirmou que com a sua entrada em funcionamento a população do Zaire terá um atendimento de qualidade e humanizado.
Lançadas em 2014, as obras de construção deste imponente edifício de três andares, com a capacidade de 318 camas, foram retomadas em Junho de 2022 e deverão ser concluídas num período de 15 meses.
A infra-estrutura está localizada na periferia da cidade de Mbanza Kongo e ocupa uma área de 27 mil metros quadrados, cujo orçamento está avaliado em USD 87 milhões e 850 mil, sendo que a empresa VAMED é a responsável pela conclusão da obra.
FESTIKONGO retoma três anos depois
A Vice-Presidente da República anunciou a realização, este ano, do Festival Internacional da Cultura Kongo (FESTIKONGO), na sua terceira edição, em Mbanza Kongo, três anos depois, por causa da pandemia da Covid-19.
“Este ano, o FESTIKONGO será realizado, agora que tem já aqui, em Mbanza Kongo, uma unidade com impacto para esse tipo de eventos. Refiro-me ao centro cultural e recreativo Comandante Bula”, salientou.
Explicou que, nos próximos dias, o Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo definirá o novo formato deste evento cultural e o período do ano para a sua realização.
Quanto ao novo aeroporto de Mbanza Kongo, em construção na comuna de Nkiende, que dista a 32 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, cujas obras, também constatou, Esperança da Costa disse que os trabalhos decorrem com normalidade, segundo explicação prestada no terreno.
Em Mbanza Kongo, a Vice-Presidente da Repúbica desenvolveu uma intensa jornada de trabalho, com destaque para a realização da 1ª Sessão Ordinária da Comissão Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial e a reinaguração do centro cultural Comandante Bula. PMV/JL/ADR