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Vice-Presidente da República avalia estado de escolas de Luanda

     Política              
  • Luanda • Quinta, 29 Junho de 2023 | 18h06
Vice-Presidente da República visita escola Anangola
Vice-Presidente da República visita escola Anangola
Joaquina Bento-ANGOP

Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, avaliou, esta quinta-feira, o estado das infra-estruturas das escolas Anangola (n.º 1304, Njinga Mbande (n.º 1224) e Ngola Nzinga (n° 1226), localizadas no município de Luanda.

As referidas escolas, todas do primeiro ciclo do ensino secundário, estão inscritas no Projecto de Aprendizagem para Todos e Empoderamento das Raparigas (PAT II). 

Durante a visita, Esperança da Costa mostrou-se preocupada com as condições precárias das infra-estruturas das escolas, principalmente da escola Njinga Mbande. 

Em declarações à imprensa, Esperança da Costa anunciou, para breve, a reabilitação daquelas escolas, como forma de garantir maior e melhores condições de acomodação para docentes, discentes e funcionários administrativos. 

A Vice-Presidente da República informou que o processo de reabilitação das escolas de Luanda deverá ocorrer em duas fases. 

Na fase piloto, devem ser reabilitadas sete, enquanto na segunda serão contempladas 11, perfazendo 18 escolas, num total de 344 salas de aulas em benefício de 30.526 alunos. 

As obras da fase piloto devem iniciar em Novembro do ano em curso e a sua conclusão está prevista para Junho de 2024, enquanto a segunda fase arranca em Novembro de 2024, com conclusão prevista para Junho de 2025. 

Esperança da Costa disse, na ocasião, que o objectivo do Executivo é melhorar as condições das escolas e alargar o acesso a toda população, sem qualquer tipo de estigma. 

Relativamente à visita, referiu que visou fazer um diagnóstico da situação actual das escolas, visto que se está no final do ano lectivo. 

Ainda sobre a visita disse que se enquadra no programa de intervenção do Executivo a ser feito em todo o sistema de educação, sobretudo, na vertente das infra-estruturas e na avaliação da aprendizagem. 

“É também uma forma de se melhorar as condições e de valorização dos quadros envolvidos no processo docente“, sublinhou a Vice-Presidente da República. 

Quanto à responsabilidade de manter as escolas e as infra-estruturas físicas,  disse que não deve depender apenas do Executivo, mas de toda a sociedade e das comissões dos pais, de forma a se pôr cobro às acções de vandalismo que se registam em algumas escolas. 

O Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II), lançado em 2022, deve beneficiar, nos próximos cinco anos, seis milhões de alunos e visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação e do ensino no país. 

Uma das ideias do projecto PAT II, para os próximos cinco anos, é ajudar a manter as raparigas nas salas de aula. O programa está orçado em 250 milhões de dólares americanos. FMA/AL/ADR



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