Huambo – A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, considerou, esta sexta-feira, positivo o balanço da visita de trabalho de três dias que efectuou à província do Huambo.
Em declarações à imprensa, no município do Cachiungo, último local da intensa jornada, a Vice-Presidente argumentou a sua posição com o facto de ter registado progresso assinalável do ensino superior, como ganhos da paz durante as últimas duas décadas.
Referiu ser, sobretudo, fruto das estratégias feitas pelo Executivo angolano, no âmbito do alargamento do acesso ao ensino superior e da melhoria da oferta da formativa, ligada ao Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), que o Executivo pretende desenvolver.
Segundo a Vice-Presidente, o Executivo está apostado na melhora da qualidade do ensino, bem como na sua extensão a outras províncias, para poder-se potencializar o desenvolvimento nesses locais.
Esperança da Costa sublinhou que, embora positiva, a intensa jornada de trabalho registou também vários desafios, para os quais defende a busca incessante de soluções concretas, como o investimento contínuo no capital humano e a identificação de infra-estruturas que possam, de facto, galvanizar o desenvolvimento do município da província.
A Vice-Presidente encerrou a visita, esta sexta-feira, no município do Cachiungo, tendo reunido, à porta fechada, com as autoridades locais, que fizeram uma caracterização sócio-económica de município, localizado a 63 quilómetros do centro da província.
O dia inscreveu ainda a constatação das obras do Campus Universitário do Dondi e deslocação ao Polígno Florestal do Sanguengue, com cerca de 9.000 hectares, dos quais 5.300 de florestas remanescentes degradadas de eucaliptos e 3.000 de áreas a reflorestar.
Já no Campus Universitário, Esperança da Costa inteirou-se sobre o evoluir das obras, uma infra-estrutura financiada pela Presidência da República (seis mil milhões de kwanzas), cuja execução está na ordem dos 82 por cento.
Quando concluída, terá 40 salas de aulas e 5.400 estudantes, devendo leccionar cursos ligados às áreas de saúde, agricultura, teologia, artes e ofícios.
Nesta localidade, participou ainda de um encontro com mulheres do meio rural, de uma missa e visitou a Estação de Tratamento de Água do Cachiungo.
Acompanharam a visita de trabalho ao Huambo, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, os secretários de Estado do Ambiente, das Águas, da Agricultura, da Saúde e da Administração do Território. VC/VIC
.