Moçâmedes – A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, deixou, na tarde desta sexta-feira, a província do Namibe, depois de ter cumprido uma agenda intensa de três dias.
Na cidade de Moçâmedes, Esperança da Costa orientou a 3ª Sessão Ordinária da Comissão Multissectorial para Salvaguarda do Património Cultural Mundial, onde entre vários aspectos se procedeu a análise e aprovação do Projecto Síntese de Acta da 2ª Sessão Ordinária, bem como à apreciação do Balanço das deliberações e recomendações saídas da sessão realizada em Março de 2024.
O encontro analisou o Projecto de Regulamento do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Congo, documento que estabelece as normas de organização e funcionamento do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico, órgão colegial especializado de carácter permanente, encarregue da gestão, conservação, protecção e valorização daquele património.
A Comissão recomendou, entre outros aspectos, estudos arqueológicos no antigo Aeroporto de Mbanza Kongo.
Esperança da Costa, na sua estada no Namibe, efectuou uma visita à Estação Zootécnica de Caraculo, no município da Bibala, onde se encontram, desde 2024, os mais de 100 camelos, uma oferta dos Emirados Árabes Unidos, para promoção do turismo naquela localidade.
Ainda na mesma cidade, Esperança da Costa procedeu ao lançamento da primeira pedra para reabilitação do Cine Estúdio, num prazo de execução de oito (8) meses, bem como inteirou-se do percurso histórico e do estado de conservação do Forte de São Fernando ( actual base da Marinha de Guerra) erguida na era colonial.
A Vice-Presidente prestigiou, também, o lançamento da Maleta da Acção Climática, que tem como objectivo incutir nos estudantes, desde tenra idade, aspectos ligados à conservação e manutenção do meio ambiente, para uma sociedade mais equilibrada.
Esperança da Costa deslocou-se, ainda, ao município do Virei, onde constatou a componente histórica e o estado actual de conservação das Pinturas e Gravuras Rupestres das Grutas de Tchitundu-Hulu, um sítio com elevado valor histórico-cultural e turísticos.
O Projecto “Okulinonga”, cujo valor central está no ensino e aprendizagem, foi apresentado à Vice-Presidente, que testemunhou a oferta de bens alimentar e motorizadas para os professores e para a administração local, além de o hospital Materno-infantil de Moçamedes ter sido reforçado com uma âmbulancia e vários lotes de medicamentos.
No último dia de trabalho, Esperança da Costa orientou a reunião com os membros do Governo do Namibe, visando analisar matérias relacionada com as Comissões e os Conselhos sob sua coordenação.
A província do Namibe conta com 694 mil e 116 habitantes. Actualmente a província possui nove municípios, contrariamente aos cinco anteriores, designadamente Moçâmedes, Tômbwa, Bibala, Camucuio, Virei, Sacomar, Lucira, Iona e Cacimbas. MGM/FA/SC