Luanda - A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, abordou nesta terça-feira, em Luanda, com a presidente da Organização Pan-Africana da Mulher (OPM), Eunice Lipinge, questões ligadas aos desafios da mulher em África.
Em declarações à imprensa, no final de um encontro de cortesia, a presidente da OPM apontou como principais desafios das mulheres africanas o acesso à terra, formação ou capacitação e ao financiamento.
Agradeceu o apoio prestado por Angola que vai albergar, na próxima quinta-feira, a primeira conferência regional sobre as alterações climáticas sob o lema “a resiliência da mulher africana: o contributo ao sector da agricultura para a adaptação às alterações climáticas”, numa iniciativa da secretaria-geral da OPM.
“Estamos aqui para agradecer o apoio prestado em torno da organização que dirijo. A minha organização encarrega-se de questões ligadas à promoção da mulher e ao empoderamento da mulher, aspectos importantes para o desenvolvimento de África”, disse.
A conferência terá lugar no Museu das Forças Armadas, com a participação da Vice-Presidente da República.
A secretária-geral da OPM, Grace Kabayo, e a secretária regional para África Austral da OPM, Luzia Inglês Van-Dúnem, participaram do encontro.
A Organização Pan-africana das Mulheres integra 55 países do continente, tem trabalhado com a União Africana, influenciando, deste modo, a implementação do estatuto da mulher no continente e o Protocolo de Maputo, que trata do empoderamento feminino.
Entre outras acções, a OPM propõe-se a apoiar as mulheres africanas vítimas dos conflitos políticos, de velar pela defesa e pela protecção das meninas e as vítimas do terrorismo e dos conflitos armados. OHA/ADR