Uíge – A vice-governadora para os serviços Técnicos e Infra-estruturas do Uíge, Helena Vieira Dias, exortou, nesta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) reforçar o diálogo com as comunidades da região, a fim de travar a exploração ilegal de madeira.
A governante, que falava no acto que marcou a abertura da Semana da Legalidade, inserida nas comemorações do 45º aniversário da PGR, disse que a exploração ilegal de madeira na região tem provocado implicações desastrosas para o meio ambiente.
Por essa razão, "exortamos a PGR a reforçar o diálogo com as comunidades, informando sobre os aspectos que afectam o exercício da actividade de exploração de madeira”, disse.
Helena Dias disse que, mais do que punir, é preciso dialogar, informar e educar as comunidades, para que sejam os primeiros fiscais dessa prática.
No quadro da Semana da Legalidade, a PGR no Uíge, que conta com 20 magistrados, agendou palestras sobre a tutela do Ambiente, crimes de contrabando VS o destino do produto apreendido, controlo dos prazos de prisão preventiva e pena, prestação de alimentos e assédio nas instituições de ensino.
O acto de abertura da Semana da Legalidade, que decorre sob o lema “ O Ministério Público e a tutela do Ambiente, desafios e perspectivas”, contou com a presença de magistrados do Ministério Público e Judiciais, procuradores e juízes militares, órgãos de defesa e segurança, administradores municipais, membros do governo provincial, docentes e estudantes universitários, entre outros convidados. NM/JAR