Menongue - A vice-governadora do Cuando Cubango para os sectores político, social e económico, Helena Chimena, apelou hoje, domingo, à necessidade dos jovens locais serem os principais portadores da mensagem de esperança, paz e patriotismo, com vista a honrar a memória dos heróis nacionais.
Helena Chimena, que discursava no acto provincial do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, decorrido no campo gimnodesportivo de Menongue, disse ser necessário, igualmente, que os jovens sejam detentores de valores morais e cívicos.
Para a vice-governadora, ontem foi a luta contra o jugo colonial português e hoje a luta deve continuar, transformando as armas em arados ao serviço do desenvolvimento do país, garantindo maior atenção no progresso do capital humano qualificado, para fazer face aos desafios a que o mundo moderno submete a todos.
Helena Chimena apontou a necessidade da participação de todos os líderes governamentais, políticos, religiosos, civis, empresários, associações culturais e juvenis na construção de uma Angola moderna, democrática e próspera, tendo por base os valores do trabalho, liberdade, justiça, paz e do respeito mútuo e da fraternidade.
Na sua mensagem, lida por José Sabonete, os antigos combatentes e veteranos da pátria no Cuando Cubango querem que todo cidadão angolano assuma, com postura, coragem e responsabilidade, o legado desafiante dos destemidos do 4 de Fevereiro de 1961, unindo-se aos esforços do Executivo na busca de soluções mais acertadas, para a resolução dos vários problemas que ainda afligem a sociedade.
De referir que, no âmbito do dia 4 de Fevereiro, a vice-governadora depositou uma coroa de flores ao túmulo do soldado desconhecido, no cemitério de Menongue. ALK/FF/PLB