Menongue - A vice-governadora do Cuando Cubango para o sector político, social e económico, Helena Chimena, defendeu hoje, quarta-feira, a contínua valorização dos heróis do 4 de Fevereiro, para nova geração cultivar o espírito de patriotismo.
“Os jovens devem ser bons patriotas, honrarem os sacrifícios e feitos inscritos na história de libertação dos angolanos e que custou o sangue dos melhores filhos da pátria”, manifestou a vice-governadora.
Helena Chimena, que falava na abertura da jornada do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, disse ser necessário que se enalteça e se eternize o contributo dos heróis da pátria angolana, porquanto se debateram em defesa dos grandes desígnios do povo angolano.
Referiu que nessa efeméride os jovens precisam, enquanto cidadãos, continuar a destacar o exemplo dos heróis do 4 de Fevereiro, para as novas gerações, motivando-as a participar, de forma activa, no processo de criação de condições para a melhoria da vida da população.
Consta da agenda das actividades a realização de uma mesa redonda, palestras, torneio quadrangular de futsal, visita às ex-cadeias de repressão colonial na comuna do Missombo, adstritas ao município de Menongue.
No dia 4 de Fevereiro de 1961 patriotas angolanos munidos de catanas desencadearam um ataque à cadeia de São Paulo e à Casa de Reclusão, em Luanda, com o intuito de libertar os políticos injustamente encarcerados.
A acção deu início à Luta Armada de Libertação Nacional, que culminou com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.