Malanje- O vice-governador provincial para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, reconheceu hoje, quarta-feira, o papel determinante e corajoso desempenhado pelos antigos combatentes e veteranos da pátria, na luta de libertação nacional.
O responsável reiterou que o trabalho desenvolvido pelos antigos combatentes e veteranos da pátria para o alcance da Independência Nacional, jamais será esquecido na história de Angola.
Falando à margem do acto provincial do Dia do Antigo Combatente, que hoje se assinala, Franco Mufinda reafirmou que apesar das dificuldades de vária ordem que esta franja se debate, o governo continua a trabalhar para resolver paulatinamente as questões primárias, com vista a sua dignificação.
Lembrou que em 2024, o governo local procedeu a entrega de um posto de saúde com duas pequenas salas de observação e um consultório para atendimento diário de 20 antigos combatentes, veteranos da pátria, deficientes de guerra e familiares, para conferir mais dignidade a esta franja social.
Por outro, Franco Mufinda solicitou a Delegação Provincial de tutela, no sentido de criar uma base de dados para os filhos dos antigos combatentes e veteranos da pátria já formados, para posteriores ajudas.
Numa mensagem, os antigos combatentes afirmaram o empenho do Executivo angolano na solução dos problemas que os aflige e pediram ao governo a criar mais empregos para os seus filhos e familiares.
Manifestaram o desejo de continuarem a passar o legado histórico do antigo combatente, promoção da consciência patriótica nacional aos mais jovens, para que conheçam a verdadeira história daqueles que lutaram para que o país alcançasse a independência Nacional a 11 de Novembro de 1975.
Os participantes ao evento que decorreu sob lema “ Angola 50 anos preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”, foram brindados com uma palestra sobre “ O Percurso Histórico dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria”.
O 15 de Janeiro foi instituído pelo Executivo Angolano, como Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria para homenagear e dignificar os heróis da luta de libertação nacional e defesa do país.
Actualmente a Delegação Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria controla mil e 339 assistidos, dos quais 290 são antigos combatentes e veteranos da pátria.RM/PBC